Estudantes participarão do revezamento da Tocha

Seleção será por meio de concurso de redação  do MEC (Foto: Divulgação)

Na manhã desta sexta-feira, 1° de abril, os diretores e representantes do Departamento de Educação Física (DEF), da Assessoria Internacional e Diretorias Regionais de Educação (DREs) se reuniram no auditório Professora Hermínia Caldas, na Secretaria de Estado da Educação (Seed), para discutir acerca do Concurso de Redação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que irá selecionar os estudantes que carregarão a Tocha Olímpica.

O Brasil será o primeiro país sul-americano a receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Antes de ter início este mega evento, todos os estados receberão a Tocha Olímpica, que viajará por aproximadamente 90 dias, passando assim por 335 cidades. Neste momento de efervescência nacional, os alunos da rede estadual participarão do revezamento da Tocha.

De acordo com a diretora do DEF, Maria Auxiliadora Pires, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são um evento ímpar de repercussão mundial.

"Esse movimento agrega sentimentos que o esporte proporciona. Além de criar alicerces, o esporte socializa, o que é de extrema importância para os jovens", declarou.

Concurso de Redação

O MEC escolheu as escolas que irão participar do Concurso de Redação, qual irá selecionar os alunos que carregarão a Tocha. Em todo o país foram selecionadas 335 unidades escolares.

O critério de seleção do Ministério foi pautado nos indicadores educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ou seja, foram selecionadas as escolas que tiveram os melhores resultados no que se tange à qualidade do Ensino.

Em Sergipe, seis escolas foram escolhidas pelo MEC. Em Aracaju, Escolas Reunidas Oratório Festivo São João Bosco; em Canindé de São Francisco, Colégio Estadual Delmiro de Miranda Britto; Nossa Senhora da Glória, Colégio Estadual Manuel Messias Feitosa; Nossa Senhora das Dores, Colégio Estadual Professor Fernando Azevedo; Poço Redondo, Centro Estadual de Educação Profissional Dom José Brandão de Castro, e em Propriá, a Escola Estadual D. Antônio dos S. Cabral.

Segundo Gladston Lisboa, assessor do DEF, o Governo do Estado de Sergipe, por meio da Seed – com as ações do DEF e da Assessoria Internacional – vem somando esforços para proporcionar aos jovens estudantes uma maior integração.

"Participar do concurso de Redação e carregar a Tocha Olímpica é um momento único para os nossos estudantes e uma maneira de participar desde evento esportivo", afirmou.

Seleção dos alunos

O tema do concurso é "O Brasil e os Jogos Olímpicos". As escolas indicadas irão trabalhar para escolher os discentes que irão representá-las em cada município. Dessa maneira, serão escolhidos três estudantes – por unidade escolar – para participar do revezamento da Tocha Olímpica, sendo dois do Ensino Fundamental (dos anos finais) e um do Ensino Médio.

Para a técnica integrante da Assessoria Internacional, Nádia Cardoso, há um incentivo do secretário de Estado da Educação para que os alunos da rede estadual sempre participem de eventos, assim colaborando na formação desses jovens.

"Os eixos temáticos do Concurso de Redação fazem com que desperte o senso crítico dos nossos alunos. Uma atividade que envolve leitura, escrita e esporte estimula o nosso estudante para que tenha uma atuação mais participativa na sociedade", observa Nádia.

Cada escola tem dois eixos temáticos para os estudantes que estão no Ensino Fundamental, que são: "Construindo a Paz" e "Espírito Olímpico". Já para os alunos do Ensino Médio, o eixo temático são "Valores Olímpicos" e "Jogos Paralímpicos e Inclusão Social".

Produção escrita

Vale lembrar que as redações devem ser manuscritas no Formuláriode Redação, que já está disponível no site http://pddeinterativo.mec.gov.br/. Após a realização do concurso, os diretores das escolas devem acessar o sistema e selecionar, no menu "Principal", a opção "Concurso de Redação" para enviar as redações vencedoras.

O Concurso de Redação é uma ação do MEC, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), no contexto dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, dirigida aos estudantes com mais de 12 anos de idade, de escolas das cidades participantes do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.

O propósito é estimular e fortalecer nas unidades escolares os valores olímpicos de respeito, amizade, excelência e os valores paralímpicos de determinação, coragem, igualdade e inspiração, por meio da livre expressão dos estudantes de escolas públicas, sobre os temas relativos aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

Para mais informações é só acessar o regulamento no link: http://pdeinterativo.mec.gov.br/seguranca/scripts_exec/arquivos/tocha_olimpica/Orientacoes_Concurso_Redacao_Rio2016.pdf.

Fonte: Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais