Inscrições abertas para o programa Jovem Senador

As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de junho (Foto: Divulgação)

Realizado anualmente pela Câmara dos Deputados, o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é uma oportunidade única para estudantes de ensino médio vivenciarem, na prática, por uma semana, o trabalho dos deputados federais, elaborando projetos de leis e debatendo temas de grande importância para o país.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de junho. Para participar, os estudantes devem ter entre 16 anos – completos até a data de realização do PJB (25/09) – e 22 anos – até a data final do evento (30/09), e não ter participado como deputado jovem em nenhuma outra edição do programa.

Em Sergipe, durante o período de inscrição, o jovem deve elaborar projeto de lei de sua autoria e encaminhá-lo ao Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, da Secretaria de Estado da Educação (DASE/Seed).

Os projetos de lei são analisados e avaliados com observância em alguns critérios, como ter originalidade, boa justificativa da proposição, clareza, precisão e ordem lógica, relevância da proposição para a sociedade e adequado uso da modalidade escrita. Deve ainda ser uma proposição de âmbito nacional e ter técnica legislativa (adequação ao gênero textual).

Seleção

Os estudantes selecionados são empossados como Deputados Jovens e participam ativamente de uma simulação de todo o processo legislativo.

A seleção dos alunos ocorre por meio da análise e avaliação do projeto de lei elaborado pelo aluno e entregue, juntamente com todos os documentos exigidos no regulamento, no ato da inscrição, explica o diretor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional DASE, Fábio Leite.

De acordo com ele, "o projeto de lei é uma modalidade de participação parlamentar em que o proponente, pensando na realidade do país, aponta problemas e propõe alternativas de solução em formato específico de lei", afirma o diretor.

A realização de todas as etapas do programa em Sergipe é coordenada pela Seed e conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretário de Educação (CONSED).

Jovem Senador 2016

"Esporte: Educação e Inclusão" é o tema do concurso de redação do Senado para selecionar os estudantes que participarão da edição 2016 do Programa Jovem Senador.

Para participar, as instituições de ensino de Sergipe devem promover um concurso de redação interno entre os alunos com o tema anual e enviar o melhor texto à Secretaria de Estado da Educação (SEED), até o dia 19 de agosto.

O projeto seleciona anualmente um aluno de cada estado e do Distrito Federal, que tenha até 19 anos e esteja cursando o ensino médio em escola pública. Durante uma semana, os estudantes selecionados conhecem o funcionamento da casa legislativa, apresentando e discutindo projetos nas comissões e no Plenário do Senado Federal.

Coordenadora estadual do programa Jovem Senador, a técnica do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE/SEED), Ana Débora de França explica que as escolas devem enviar as redações para a SEED, e identificar o envelope com o nome do projeto Jovem Senador 2016 – 9º Concurso de Redação do Senado Federal.

"A SEED selecionará três redações para representar o estado na etapa nacional, e no Senado Federal, uma comissão julgadora é formada para selecionar os melhores textos de cada uma das unidades da Federação e também o primeiro, o segundo e o terceiro colocados nacionais", explica Ana Débora, ao acrescentar que as escolas podem esclarecer suas dúvidas por meio do telefone: 79 3523 8102.

Conforme o regulamento do Jovem Senador, o resultado do concurso está previsto para ser divulgado em 14 de outubro. O projeto conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das secretarias de Educação dos estados, e será realizado entre os dias 29 de novembro e dois de dezembro, em Brasília.

Os autores das 27 melhores redações são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República. Outros prêmios também estão previstos para alunos e escolas.

Divulgação

Regulamento, ficha de inscrição, folha de redação definitiva, folheto de divulgação, cartaz, compilação das redações finalistas de 2015 e carta do Presidente do Senado, Senador Renan Calheiros, compõem o kit do Projeto.  As escolas que não receberem o material poderão baixá-lo na página do Jovem Senador, localizada no endereço www.senado.gov.br/jovemsenador.

Orientadores

Os professores que orientaram as redações vencedoras também participarão do Projeto na Capital do país, acompanhando os alunos premiados e com uma programação especial.

Dúvidas e sugestões sobre o Concurso de Redação do Senado e o Jovem Senador podem ser encaminhadas para o Alô Senado – Central de Relacionamento com o cidadão do Senado Federal, pelo telefone 0800 612211. Os interessados poderão ligar gratuitamente de qualquer ponto do país, das 8h às 19h, de segunda à sexta.

Fonte: SEED com informações da Agência Câmara e Agência Senado

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais