Volta às aulas exige atenção redobrada no trânsito

Parar em fila dupla, estacionar em vagas para deficientes são cenas comuns (Fotos: Arquivo Portal Infonet)

Parar em fila dupla, estacionar em vagas para deficientes e idosos, formação de engarrafamentos, dentre outros transtornos, são cenas comuns, vistas em frente a escolas da capital, localizadas em vias importantes e de grande movimento. Na próxima segunda-feira, 18, será dia de retorno às aulas e com ele, voltam os problemas enfrentados por quem precisa passar pelas vias onde há colégios com grande fluxo de alunos nos horários de pico.

O problema já começa com o motorista que estaciona o carro em fila dupla e com quem estaciona em locais proibidos, sufocando o trânsito da via.  Em Aracaju, os transtornos são maiores, na Rua Estância, onde em horário de grande movimento os carros competem com os ônibus. Na Rua Jornalista Santos Santana, na lateral do Supermercado Pão de Açúcar, a situação também se complica nos horários de chegada e saída dos alunos.  Na Avenida Paulo VI, no Bairro Inácio Barbosa, não é diferente, pois o trânsito no local também é caótico nos horários de pico.

SMTT

“O problema é que os pais não querem descer dos seus carros e aguardam na porta das escolas para que seus filhos entrem e isso não pode acontecer. É preciso que os pais tenham consciência e evitem esses transtornos”, diz o diretor de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Coronel Cruz.

"problema é que os pais não querem descer dos seus carros e aguardam na porta das escolas", diz Coronel Cruz

Visando evitar que pais de alunos continuem causando engarrafamentos em frente às escolas, a partir da próxima segunda-feira, 18, a SMTT dará início à “Operação Volta às Aulas”. Agentes de trânsito estarão presentes em frente às escolas para fiscalizar o fluxo de veículos,  em vias que entram em conflito com o fluxo normal de veículos.

“A operação vai ocorrer nos três turnos de serviço, que inclui também faculdades, principalmente nos horários de pico. A orientação é não fazer paradas em fila dupla. É melhor estacionar e pegar o filho e não parar na frente das escolas. Vale ressaltar que os agentes de trânsito serão rigorosos”, alerta Cruz.

Punição

Segundo o Coronel, existe punição específica para as infrações. Se o veículo parar em fila dupla, a multa é de natureza média e o motorista perde cinco pontos na carteira. “Muitas vezes acontece dos pais estacionarem em vagas de idosos e para deficientes, com a desculpa de que é por pouco tempo”, diz.

Já o transporte escolar tem sua preferência, então os pais não podem parar nas vagas destinadas ao veículo, mas não é o que acontece. “Esses veículos têm prioridade, porque desembarca maior quantidade de alunos. Esse tipo de infração pode ocasionar a remoção do veículo”, destaca.

Escolas

Outro alerta do Coronel Cruz é para as escolas. Para ele, os estabelecimentos de ensino também são responsáveis pela dificuldade de estacionamento. “A escola é também responsável, porque tem que facilitar o acesso dos alunos, como por exemplo, nas laterais do prédio”, justifica.

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais