Reunião discute ajustes para a Semana da Pátria

Reunião aconteceu nesta quinta-feira, 18 (Foto: Maria Odília)

A Secretaria de Estado da Educação realizou nesta quinta-feira, 18, no auditório da Seed, uma reunião com entidades militares e civis para discutirem os últimos ajustes da abertura da Semana da Pátria dia 1º de setembro, e o tradicional Desfile Cívico e Militar do dia 7 de setembro.

Representantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), Polícia Rodoviária Federal, polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Federação Brasileira de Bandeirantes, União dos Escoteiros do Brasil, SMTT, Emurb, Emsurb, Legião da Boa Vontade (LBV), além de técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Ascom, DEF, Diman, Ditran e Cerimonial), definiram os ajustes e detalhes da organização estrutural do evento.

A 80ª Corrida do Fogo Simbólico será realizada nas imediações da praça Fausto Cardoso, no centro de Aracaju, no dia 1º de setembro, às 9h, abrindo as comemorações alusivas à Semana da Pátria em Sergipe.

Alunos atletas da rede estadual de ensino que se destacaram em competições nos últimos meses farão o revezamento da tocha com o fogo simbólico até conduzi-la ao secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho.

Todo o mapa do percurso foi revisado por representantes da SMTT e do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar, com o intuito de que as comemorações ocorram com excelência.

Almir Garcez, chefe do Cerimonial da Seed, conduziu a reunião e mostrou os detalhes da organização do evento, a exemplo da mudança de instalação do palanque oficial, por conta da reforma da Praça Fausto Cardoso.

O palanque para a abertura da Semana da Pátria será instalado entre o palácio Olímpio Campos e a Escola do Legislativo.

O Mapa do Percurso do Desfile Cívico e Militar do dia 7 de setembro também foi distribuído com os presentes, e todas as entidades pontuaram suas responsabilidades na realização do evento.

“O Governo de Sergipe, através da Seed, realiza o desfile do 7 de setembro com o apoio de todos. Verificamos os detalhes de permissão das Forças Armadas para iniciar o desfile, do hasteamento da bandeira, das simbologias civis e militares que a data requer”, afirmou Almir Garcez.

As questões relacionadas à segurança pública, à montagem e desmontagem da estrutura e ao trânsito, além da logística e recursos humanos, também foram definidas.

Desfile Cívico

O desfile cívico deste ano terá como tema “Tecnologia a Serviço da Educação” e acontecerá, tradicionalmente, das 8h às 12h, da avenida Rio Branco para a praça da Bandeira, passando pela avenida Barão de Maruim.

A Banda Intersetorial da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SecBanda) abrirá a parada estudantil, seguido dos carros alegóricos e um pelotão abre-alas.

A tradição do desfile será mantida com a participação das escolas da Grande Aracaju circunscritas à Diretoria Regional de Educação 8 em um único pelotão e banda musical própria. O encerramento será com a participação do Colégio Estadual Atheneu Sergipense.

As instituições comunitárias serão limitadas a um pelotão representativo das diversas instituições e conduzidas pela banda marcial do Instituto de Educação Rui Barbosa (IERB).

“O desfile obedecerá a critérios claros de disciplina, promovendo a importância do fortalecimento dos valores cívicos e do sentimento de pertencimento à nação brasileira, e considerando o simbolismo alusivo ao dia da Independência do Brasil”, afirmou o secretário de Educação, Jorge Carvalho.

As paradas das instituições para evoluções e performances em frente ao palanque não serão permitidas, pois havia a necessidade de encurtar o tempo do desfile, programado para acontecer das 8h às 12h, incluído neste tempo a parada militar.

Com o intuito de motivar o civismo e as simbologias do Dia da Independência, todas as instituições participantes deverão executar músicas marciais condizentes com a data, submetidas à apreciação da direção da SecBanda.

Critérios de participação

Os critérios foram estabelecidos pela Seed através da Portaria nº 2.266/2016, de 17 de maio de 2016, através da qual o secretário de Educação, Jorge Carvalho, regulamenta a participação das instituições educacionais e comunitárias do desfile promovido pelo Governo de Sergipe.

As escolas realizaram uma pré-inscrição no período de 25 a 29 de junho de 2016 e não necessitou utilizar os critérios para escolha, já que a quantidade de vagas correspondeu a quantidade de inscritos.

“Foram inscritas 15 escolas e tínhamos estabelecido 15 vagas. Não precisamos utilizar os critérios estabelecidos na portaria para avaliação de participação”, afirmou a superintendente executiva da Educação, Marieta Barbosa.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais