Valadares Filho defende voto aberto no Congresso

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

Para o deputado Valadares Filho (PSB-SE), a instituição do voto aberto dos parlamentares para as votações no Congresso Nacional é uma medida importante para o avanço da democracia.

“O eleitor que nos elegeu como seus representantes tem o direito de saber como nós parlamentares estamos exercendo o nosso mandato, como estamos votando”, disse o deputado em pronunciamento feito hoje na tribuna da Câmara.

Segundo Valadares Filho, o voto secreto fere o princípio da representatividade, inscrito em nossa Constituição Federal. “O voto secreto não dá oportunidade ao eleitor de saber como vota o seu representante no Congresso Nacional”.

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou, recentemente, a Proposta de Emenda à Constituição nº 196, de 2012, que institui o voto aberto para perda de mandato parlamentar for falta de decorro ou por condenação criminal com sentença transitada em julgado.

 “Essa aprovação é fundamental para dar mais transparência ao processo de cassação e, portanto, legitimidade à atuação parlamentar”.

Valadares Filho declarou também ser favorável ao voto aberto para todas as deliberações do Congresso Nacional. Esse assunto é tratado na Proposta de Emenda à Constituição nº 349, de 2001, que está pronta para entrar na pauta do Plenário da Câmara.

“Defendo o fim do voto secreto para todas as deliberações, embora tenho o entendimento de que esse tema  mereça um debate mais profundo”, conclui Valadares Filho.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais