![]() |
Eduardo Amorim (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz agendará uma visita técnica para os próximos dias ao Estado de Sergipe. O objetivo é discutir a implantação do Canal de Xingó, que captará água do rio São Francisco em benefício de centenas de famílias, animais e a produção de alimentos em áreas irrigadas nos municípios de Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória.
De acordo com o senador sergipano Eduardo Amorim (PSC), recebeu a notícia do presidente da Codevasf, dando conta de que o Canal de Xingó, será licitado nos próximos dias. “Alagoas ganhou seu canal e Sergipe poderá finalmente conferir essa obra portentosa. Servirá não apenas para o abastecimento humano, mas também para irrigação e pecuária”, destaca acrescentando que técnicos da Codevasf farão análise do impacto ambiental e realizarão audiência pública para ampliar o tema.
O senador falou ainda sobre a importância da obra para o Estado de Sergipe.“Essa é a obra mais esperada pelo sertanejo e representa um avanço na economia sergipana, já que acabará por vez com a seca na região. Os municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória serão beneficiados”, enfatiza Eduardo Amorim.
O Canal de Xingó ocupará uma extensão de 306 quilômetros a partir dos municípios baianos de Paulo Afonso e Santa Brígida, percorrendo quatro municípios sergipanos. O investimento por parte do Governo Federal será de R$ 2 bilhões.
Por Aldaci de Souza