Câmara de Vereadores debate o Dia Nacional do Livro

Foto: Acrísio Siqueira /CMA

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou nesta terça-feira, 29, Tribuna Livre com o tema Dia Nacional do Livro, comemorado nesta terça-feira. A Propositura foi do vereador Iran Barbosa (PT) e contou com a participação da professora Rosineide Santana, coordenadora das Rodas de Leitura do Proler.

As Rodas de Leitura são realizadas desde 2009, continuamente, pelo Comitê Sergipano do Proler, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da Biblioteca Pública Epifânio Dória. As Rodas são sempre abertas ao público em geral e tem por objetivo incentivar a leitura e difundir os trabalhos de autores contemporâneos e de obras da literatura sergipana.

A professora Rosineide Santana começou seu discurso falando sobre a importância da leitura. “A leitura é um prazer e traz inúmeras possibilidades”, disse. Segundo ela, em Sergipe, existem muitos motivos para ter orgulho da produção literária. “Poetas e escritores sergipanos têm produzido cada vez mais”, afirmou. Para Rosineide, a leitura é capaz de mudar uma vida. “Se pudermos contribuir com o incentivo da leitura, isso faz a diferença. Quanto mais crianças e jovens entrarem no mundo da leitura, a violência vai diminuir”, frisou.

Em aparte, o vereador Iran Barbosa destacou a importância de se criar mecanismos para incentivar a prática da leitura. “A busca e o incentivo pela leitura deve ser algo permanente. Ainda há uma carência muito grande no setor, por isso, faço apelo para que tenhamos, no Município de Aracaju, uma política de Cultura voltada para o incentivo da leitura”, pediu.

Para o vereador Adelson Barreto Filho (PTC), praticar a leitura é o melhor exercício para mente. “Dessa forma se mantém a saúde da mente porque ler é ter conhecimento para que possamos construir a nação”, disse. O vereador Emmanuel Nascimento (PT) que também é professor, lembrou que uma Lei de sua autoria determina que as bibliotecas públicas de Aracaju sejam abertas nos fins de semana e feriados. “Mas ainda precisamos de mais bibliotecas e um maior incentivo do Poder Executivo Municipal”, completou.

De acordo com o vereador Valdir Santos (PTdoB), o livro abre a cabeça de quem se dedica. “As bibliotecas são uma importante ferramenta na construção do saber e é preciso que se tenha um maior número para atender a população”, disse.

O vereador Lucas Aribé (PSB) reconheceu a importância da leitura, mas lamentou o fato de que, em Sergipe, o deficiente visual não tem acesso aos livros. “Não existe uma livraria em que o deficiente visual possa comprar um livro em braile. Se eu quiser ler, tenho que comprar em tinta e pedir para que alguém possa escanear”, frisou.

Para o vereador Pastor Roberto Morais (SDD), o livro provoca, facilita e até proporciona uma leitura dinâmica. “Ele faz com que a pessoa possa se aprofundar no tema e busque o conhecimento. O livro faz com que a pessoa abra a mente para novas ideias e um novo mundo”, ressaltou.

“Desde berço é importante o ato da leitura. Incentivar a leitura, é incentivar a cultura e fazer com que se conheça um novo mundo cheio de possibilidades”, afirmou o vereador Jailton Santana (PSC). Para a vereadora Lucimara Passos (PCdoB) a família e a escola têm papel fundamental no incentivo. “Tenho duas filhas que têm o privilégio de serem incentivadas a ler. É importante que a gente compreenda o papel de cada um nesse processo do conhecimento”, disse.

Para o vereador Max Prejuízo (PSB), o governo deveria criar parceiras com instituições. “Quando iniciamos as atividades da Casa Cultural Careca começamos justamente pelo incentivo da leitura. Esse hábito é saudável e deve ser implementado como Política Pública”, afirmou.

Fonte: Ascom/CMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais