Oficina define linhas de pesquisa no âmbito do SUS em SE

Assunto foi tratado durante encontro nesta terça-feira, 15 (Foto: ilustrativa/arquivo SEs)

Na manhã desta terça-feira, 15, aconteceu mais uma edição do projeto Oficina Prioridades do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS). O objetivo da ação foi estabelecer linhas prioritárias para proposições de projetos de pesquisa com o intuito de contribuir para o fortalecimento das linhas de pesquisa e posteriormente a assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde (Sus) no Estado de Sergipe.

O encontro envolveu gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES), do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sedetec) através da Fundação de Apoio a Pesquisa e Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE), além de pesquisadores.

“O evento teve como meta a discussão das linhas de pesquisas para aprimoramento dos serviços assistenciais do SUS. Na ocasião, o quadro técnico da SES está envolvido com os pesquisadores para analisar as principais problemáticas epidemiológicas  enfrentadas atualmente no estado e, assim,  travar as linhas de pesquisa com a intenção de qualificar, ainda mais, os serviços prestados a comunidade”, ressalta a representante da Diretoria de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Dais/SES), Áurea Torres.

Foram debatidos temas como: ‘Gestão da Saúde e Educação’, ‘Programas e Políticas da Saúde’,  além de ‘Vigilância em Saúde’. “Todos os temas são inerentes a realidade estadual e compõem a uma série de ações que são executados dentro dos  municípios e qualificam os programas já estipulados pelo MS”, complementou Áurea Torres.

Para o presidente da Fapitec/SE, José Ricardo Santana, a parceria entre a SES e MS tem sido fundamental para aprofundamento das pesquisas em Sergipe. “A nossa meta é elevar o conhecimento cientifico para contribuir na gestão dos sistemas geridos pela saúde. Por isso, a SES é responsável pela orientação técnicas das linhas de pesquisa. Outro ponto que vale ser lembrado é que existem parcerias nos investimentos através de recursos da Fapitec, do Fundo Estadual de Pesquisa e pelo Fundo Estadual de Saúde”, destacou.

“Nessa Oficina, discutimos desde o levantamento dos casos até as intervenções realizadas junto à comunidade. Essa  Oficina de Prioridade é considerada um grande momento para o edital Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS). O estado divulga as necessidades enquanto os pesquisadores debatem  as linhas de pesquisas. Essas medidas que visam atender as principais demandas. Posteriormente, será lançado o edital onde os pesquisadores que irão participar do projeto serão submetidos  a avaliação. Vale lembrar que, os projetos que atenderem as necessidades e realidades da saúde pública de Sergipe  e estiverem  dentro das diretrizes das linhas de pesquisa, estabelecidas pelos órgãos que incentivam a iniciação científica, serão financiados por  recursos federais e estaduais”, destaca o consultor do MS, João Eloy Júnior.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais