Mulheres fazem exames gratuitos no Bairro 17 de Março

O objetivo é promover a prevenção à saúde das mulheres (Fotos: Portal Infonet)

Mulheres do bairro 17 de Março realizam gratuitamente exames preventivos de lâmina e mama, na manhã deste sábado, 17. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O objetivo é promover a prevenção à saúde das mulheres. Até o final da manhã deste sábado mais de 130 mulheres tinham sido atendidas.

Os exames de prevenção faz parte da Campanha Mundial Outubro Rosa. Segundo a coordenadora do evento Patrícia Ribeiro, o objetivo do evento é alertar e orientar mulheres sobre o combate ao câncer de mama e a importância da prevenção.

“Aqui estão sendo ofertados exames de lâmina, exames clínicos das mamas, testes rápido de HIV, Sífilis e Hepatite C, consulta de primeira vez do pré-natal, esta terá como foco principal atender meninas com idade a partir de 12 anos, que estão grávidas. Além de consultas médicas, aferição de pressão arterial e testes de glicemia” explica.

Patrícia comemora também a adesão das mulheres. “As mulheres compareceram em peso hoje. Aqui elas realizam os exames e o resultado sai ainda hoje. Depois elas passam pelo médico e já saem daqui com a indicação de medicamento”, diz.

A aposentada Josefa de Jesus, de 78 anos, aproveitou o momento para deixar os exames em dia

Olímpia Zafira Neta, de 28 anos, confessou que não fazia exames de rotina há dois anos

Estão sendo ofertados exames de lâmina, exames clínicos das mamas, testes rápido de HIV, Sífilis e Hepatite C, consulta de primeira vez do pré-natal, esta terá como foco principal atender meninas com idade a partir de 12 anos, que estão grávidas. Além de consultas médicas, aferição de pressão arterial e testes de glicemia

A aposentada Josefa de Jesus, de 78 anos, aproveitou o momento para deixar os exames em dia. “Cheguei logo cedo e consegui fazer o exame de mama e lâmina. Isso que a Prefeitura está fazendo é muito bom, porque a gente sempre empurra e nunca faz”, reconhece.

Já a diarista Olímpia Zafira Neta, de 28 anos, confessou que não fazia exames de rotina há dois anos. “Eu nunca tenho tempo e nas unidades de saúde o atendimento é demorado. Hoje vou aproveitar para ficar em dia”, garante.

Os atendimentos estão sendo feitos na sede da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) do bairro 17 de Março, das 7h às 16h.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais