Câncer de boca é o quinto que mais mata no Brasil

Graciela dos Santos procurou tirar dúvidas sobre a doença (Fotos: Portal Infonet)

A população sergipana recebeu orientações nesta segunda-feira, 19, sobre a a prevenção do câncer de boca. A ação, que aconteceu nas regiões dos mercados centrais em Aracaju, foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e contou com a distribuição à população de panfletos, além de explicações sobre a doença.

Segundo a dentista e referência técnica do Programa Saúde Bucal, Liana Nascimento, o câncer de boca é o quinto que mais mata no país. “A importância da campanha é para que a população se conscientize e conheça a doença. Muita gente desconhece o câncer e a gravidade dele. O comprometimento do câncer de boca é como qualquer outro câncer. Ele quando diagnosticado precocemente tem cura, mas quando não diagnosticado precocemente a probabilidade de óbito é enorme. Ele hoje é o quinto câncer que mais mata no país”, afirma.

Graciela dos Santos compareceu a tenda onde estava sendo realizada a campanha, com o objetivo de tirar dúvidas sobre a doença. “Eu já soube de uma vizinha que morreu por causa de um câncer de boca. É bom saber mais sobre essa doença porque muita gente não sabe que existe”, conta.

Fatores de risco

A dentista Liana Nascimento diz que a doença quando diagnosticada precocemente tem cura

Dentre os fatores de risco estão o tabagismo, consumo excessivo de álcool, prótese mal adaptada e higiene bucal inadequada. A exposição ao sol sem proteção também é um fator de risco para o câncer labial.

Orientação

A dentista Liana Nascimento orienta a população para que procure atendimento médico em caso de detectar cicatrizes na boca.

"A gente pede a população que tem uma cicatriz que não cicatriza, uma mancha branca ou escura que está descamando, que não dói, mas sangra e arde, que vá na unidade básica de saúde para que seja referenciado para o Centro Especializado Odontológico que funciona no Cemah do Augusto Franco, onde temos profissionais capacitados. Eles serão encaminhados nos casos de desenvolvimento para o Centro de Oncologia em Saúde Bucal do Huse com Alan Ulices ou Dr José Augusto".

Na quarta-feira, dia 21, a panfletagem vai ocorrer na Rodoviária Nova.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais