Sem dinheiro, Hospital de Cirurgia suspende cirurgias

Hospital Cirurgia está sem dinheiro para pagar anestesistas e medicamentos (Foto: Portal  Infonet)

O Hospital Cirurgia suspende as cirurgias eletivas por falta de condições de pagamento dos médicos anestesistas e compra de materiais. O diretor geral do Hospital, Gilberto dos Santos, informa que 95% dos atendimentos feitos no Cirurgia é custeado pelo SUS, e a a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem uma dívida atual de 13,5 milhões de reais ao Hospital.

“Não existe problema com a Prefeitura de Aracaju, não existe falta de conversa e de tentativa de resolver o problema. Nos reunimos semanalmente, mas o que falta é o dinheiro para que eu possa fazer o pagamento. Este valor são de serviços prestados ao longo do ano, todo o mês de junho”, ressalta Passos, informando que os custos gerais do Hospital são de 6 milhões de reais mensais.

As cirurgias eletivas são aquelas que não se reveste das características de urgência ou emergência, ou seja, quando ele não está sob o risco de vida imediato ou sofrimento intenso, podendo ser efetuada em data uma escolhida por ele ou pelo médico. E, de acordo com Gilberto dos Santos, atualmente o Hospital Cirurgia faz em média trinta cirurgias deste tipo.

Ao ser questionado se os pacientes oncológicos também seriam atingidos por essa paralisação, o direto foi taxativo. “Infelizmente, todos os pacientes serão atingidos. Mas estamos trabalhando para resolver esta situação o mais rápido possível”, diz.

Esta não é a primeira vez que o Hospital Cirurgia tem seus serviços paralisados este ano pelo mesmo motivo. Em janeiro, as portas da instituição foram fechadas por falta de pagamento do município.

SMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que até o momento não recebeu qualquer notificação oficial do Hospital de Cirurgia, acerca da suspensão das cirurgias eletivas ou qualquer outro tipo de procedimento contratualizado pelo município de Aracaju, com a unidade hospitalar. Até o momento, o que chegou ao conhecimento da SMS foi através da imprensa. Tão logo seja comunicada oficialmente sobre os fatos, a secretaria se manifestará sobre o assunto.

Por Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais