Saúde qualifica ambulâncias e equipes do Samu

(Foto: Ascom SES)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) recebeu mais uma avaliação positiva do Ministério da Saúde. A análise foi feita por representantes do órgão federal que estiveram em Sergipe durante esta semana. Os técnicos do MS se reuniram com o secretário de Estado da Saúde, José Sobral, gestores da Fundação Hospitalar da Saúde (FHS) e Samu 192 Sergipe, além de profissionais que atuam no serviço para realizar uma apresentação dos dados coletados durante a avaliação.

Entre os critérios analisados estão: recursos humanos e materiais, estrutura física, capacidade operacional da equipe e organização. “No mês de março, estivemos em Sergipe para realizar a primeira avaliação do Samu e sugerimos alguns pontos para proporcionar a melhoria do serviço. Nesta semana, realizamos uma nova avaliação onde ficou comprovado um avanço satisfatório, já que seguem todas as normativas indicadas pelo Ministério da Saúde”, explicou o consultor técnico da coordenação geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Ricardo Sales.

Durante a semana, os técnicos do MS acompanharam a rotina do serviço. “Realizamos visitas técnicas nas 31 das 39 bases descentralizadas do Samu distribuídas pelo estado e ainda acompanhamos a rotina do serviço, verificando as metodologias de trabalho da gestão e equipes assistenciais e reguladoras. O mais interessante foi observar que eles atuam muito bem dentro do conceito de rede com as unidades hospitalares, o que garante uma assistência mais qualificada ao paciente”, pontuou  Ricardo Sales.

Na ocasião, foi informado que das 58 equipes, 48 equipes assistenciais do Samu 192 Sergipe se enquadram nos requisitos para qualificação pelo MS. “A qualificação representa um selo de excelência para o serviço e ajudará na garantia de mais financiamentos, o que irá contribuir diretamente no fortalecimento da assistência pré-hospitalar em Sergipe”, complementa Ricardo Sales.

De acordo com  a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça, a avaliação positiva realizada pelo MS representa o compromisso do serviço em garantir a assistência para a população sergipana. "Esse é um momento ímpar para à saúde em Sergipe e também para o Samu 192 Sergipe. Os técnicos do Ministério validaram, aprovaram e informaram que alcançamos os critérios estabelecidos para a qualificação do serviço. Isso é fruto de um trabalho árduo, ético e de competência dos nossos profissionais, da equipe gestora e a acreditação do Secretário da Saúde e da Diretoria da FHS”, ressaltou.

Para a diretora operacional da FHS, Márcia Guimarães, a avaliação positiva do MS representa mais um importante ganho para a assistência em Sergipe. “Isso é comprovação de que estamos no caminho certo. No caminho da qualificação e da melhoria da assistência”.

Para o secretário José Sobral, destacou. “Os  técnicos do MS que vêm realizando auditorias técnicas dos Samus  em todos os estados do país. A avaliação  positiva realizada pelo Ministério da Saúde comprova que estamos no rumo certo. Por isso, quero parabenizar as equipes e a gestão que atuam no Samu 192 Sergipe”.

Mais Avanços

Na ocasião, José Sobral apresentou aos representantes outros importantes avanços para fortalecer a assistência em Sergipe. "Foram feitos investimentos estruturais no setor de pediatria do Hospital Regional de Itabaiana, visando a acomodação de atendimento das crianças assistidas pela unidade, com previsão de entrega para a primeira semana de dezembro. Também realizamos a climatização e melhoria das estruturas físicas dos Hospitais Regionais e, no mês de dezembro, iniciaremos as obras de melhoria da estrutura física na unidade Pediátrica do Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE)”, finalizou o secretário José Sobral.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais