Unidade levou testes rápidos (Foto: SES) |
Na última terça-feira, 1º de dezembro, foi lembrado o Dia Internacional de Luta Contra a Aids. Para marcar a ocasião, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Programa Estadual DST/Aids, realizou quatro dias de ações com foco na prevenção e diagnóstico para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Foi elaborada uma programação especial com seminários, palestras, distribuição de preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e materiais de cunho educativo, tanto para a população da Capital quando para os municípios do interior do estado.
A Unidade Móvel “Fique Sabendo” teve um papel muito importante, levando testes rápidos para detecção de Aids, Sífilis e Hepatites B e C. Os exames ficam prontos em menos de 20 minutos e o resultado é entregue com muito sigilo e segurança.
Durante os dias de ações especiais, foram realizados 300 testes para HIV, com um positivo; 300 para Sífilis, com 30 positivos; outros 170 testes rápidos para hepatite B, sendo que três resultaram positivamente; e mais 170 para Hepatite C, sem nenhum resultado positivo.
O gerente do Programa Estadual de DST/Aids, o médico Almir Santana, destacou a grande procura pelos testes por mulheres gestantes e com crianças de colo, o que mostra uma preocupação dessa faixa da população.
“Fiquei surpreso com a procura espontânea dessas mulheres, buscando nosso serviço para realizar os testes. Essa preocupação das mães e gestantes com a saúde é muito importante, tanto para elas quanto para os seus filhos”, declarou Almir Santana.
No próximo dia 20 de dezembro, a Unidade Móvel realizará mais uma ação no Bairro Santa Maria, com distribuição de material educativo, preservativos e realização de testes rápidos.
Fonte: SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B