(Foto: Ascom) |
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) deu início neste mês a procedimentos cirúrgicos inéditos em cirurgia de joelho pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, o HU passa a ser o primeiro hospital público do Estado a realizar cirurgias de sutura de menisco e transplante autólogo de cartilagem do joelho.
A sutura é uma técnica que permite preservar a totalidade do menisco, prevenindo eventuais alterações degenerativas. Já o transplante, consiste na retirada de fragmentos de cartilagem do paciente para realizar a cultura e crescimento e, então, a posterior implantação no joelho lesado.
De acordo com o chefe do Centro de Cirurgia do Joelho do HU-UFS e da Unidade Musculoesquelética do Hospital, Diego Protásio, a novidade traz cirurgias mais rápidas e seguras, além de um pós-operatório mais confortável, com retorno dos pacientes às suas atividades de forma mais precoce.
“Tais cirurgias são as primeiras a serem realizadas pelo SUS no Estado. Através de investimentos do Ministério da Educação e da Ebserh, o HU conta agora com aparelhos e instrumentos de última geração em videartroscopia, o que permite que sejam realizadas cirurgias minimamente invasivas do joelho, com técnicas mais precisas”, explica.
O médico destaca que a cirurgia de sutura de menisco representa o que há de mais avançado em procedimentos cirúrgicos para os meniscos dos joelhos. “As cirurgias mais realizadas para lesões de menisco no mundo são aquelas em que se retira uma parte do menisco durante a cirurgia. O tempo e os estudos científicos nos mostraram que, mesmo a retirada de uma pequena parte do menisco, pode trazer efeitos indesejados para a cartilagem, aumentando o risco de artrose”, informa o médico.
“A cirurgia de sutura meniscal corrige a lesão sem precisar extrair nenhuma parte do menisco, sendo considerado hoje o procedimento padrão-ouro para as lesões meniscais. Agora, os pacientes do HU terão pleno acesso a essa cirurgia pelo SUS”, complementa Diego Protásio.
Serviço
O Serviço de Ortopedia (SOT) do HU também é o primeiro no Estado de Sergipe a oferecer atendimento ortopédico ambulatorial por especialidade no SUS. O serviço oferece aos pacientes do SUS atendimento com ortopedistas especialistas em joelho, ombro e cotovelo, coluna, pé e tornozelo, oncologia ortopédica, punho, mão e microcirurgia.
Ensino e Pesquisa
Além disso, desenvolve atividades de Ensino e Pesquisa, tendo sido o primeiro serviço credenciado pelo MEC e o único, credenciado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia no Estado, a oferecer treinamento para formação de médicos ortopedistas através do programa de Residência Médica, contando atualmente com cinco médicos residentes.
“Nos últimos anos enfatizamos bastante as atividades de pesquisa, fomos o único serviço em Sergipe a levar trabalho científico no último Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia e no último Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho. Também fomos o único, em 2015, a publicar artigo científico na Revista Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Atualmente temos pesquisas e projetos de extensão em andamento, envolvendo estudantes de medicina, pós-graduandos, médicos residentes e equipe multidisciplinar do hospital, sobretudo os fisioterapeutas. Isso mostra a vocação científica e acadêmica da Ortopedia do HU”, destaca.
“Em 2016, o nosso foco é ampliar a oferta de cirurgias pioneiras como estas que começamos a oferecer em dezembro. Oferecer aos nossos pacientes do SUS o mesmo avanço tecnológico dos serviços de ponta no país e no mundo”, declara Protásio.
Para ter acesso ao serviço de Ortopedia do HU-UFS, os pacientes do SUS podem marcar consulta através da rede municipal de saúde, a qual o HU está integrado, ou serem encaminhados diretamente ao Setor de Triagem da Ortopedia. Neste último caso, basta o paciente apresentar encaminhamento médico assinado por médico ortopedista para ter acesso ao serviço.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B