(Foto: Divulgação/ SUS) |
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Vigilância Epidemiológica e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em parceria com os municípios, tem realizado busca ativa de casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus nas regiões com maiores índices de casos suspeitos das patologias.
“No dia 3 dezembro o município de Poço Redondo recebeu a equipe do Lacen para fazer coleta em pacientes com suspeita das doenças. Já ontem, 22, o trabalhado foi realizado em Monte Alegre, quando foram colhidas amostras laboratoriais em pacientes com suspeita de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. A estratégia visou identificar quais os tipos de vírus que estão em circulação naquele território”, explicou a superintendente do Lacen, Danuza Costa.
“O objetivo da ação é dar suporte laboratorial aos municípios que nesse momento encontram-se com dificuldade de coleta de amostras para essas três arboviroses, e tentar isolar o Zika Vírus e Chikungunya”, ressaltou a gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá.
Ao todo, foram coletadas 21 amostras de sangue de pessoas que apresentavam sintomas das três patologias. “Priorizamos a realização de exames em idosos, crianças e gestantes que apresentaram sintomas do Zíka Vírus”, ressaltou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Monte Alegre, Charlene Almeida.
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B