Paciente com câncer não consegue realizar a cirurgia

(Foto: Portal Infonet)

Aos 47 anos, a recepcionista Valmira Valentin Patrocínio foi diagnosticada com um câncer de mama. A paciente falou ao Portal Infonet que realizou seis sessões de quimioterapia na Oncologia do Hospital de urgência e Emergência de Sergipe (Huse) e que foi encaminhada para um cirurgia de urgência para a retirada do tumor no Hospital Universitário (HU), mas enfrenta dificuldade para a realização do procedimento.

Valmira explica que recebeu a informação do HU que não dispõe de vagas para a cirurgia, fato negado e explicado pelo hospital conforme nota encaminhada abaixo.

Valmira ressalta ainda que recebeu uma documentação e foi encaminhada para a Unidade de Saúde Celso Daniel, onde deveria marcar a cirurgia, mas ao chegar a unidade foi informada que código referente ao procedimento está invalido. A paciente foi orientada a voltar para o HU para fazer a correção do código. Debilitada, Valmira pede que a cirurgia seja feita, ela teme que a doença avance.

SMS

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que confirmou que a marcação da cirurgia não pode ser realizada porque o código que consta no encaminhamento está invalido.

Hospital Universitário

"Sobre a paciente VVP, o prontuário dela foi aberto no HU no dia 11/12/2015. A paciente V.V.P., sexo feminino, 47 anos, foi cadastrada no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) – com abertura de prontuário, no dia 11 de dezembro de 2015. Proveniente do Serviço de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), a paciente foi avaliada cirurgicamente e foram solicitados exames pré-operatórios. No dia 22 de dezembro de 2015, V.V.P. passou por avaliação com cardiologista para verificação dos riscos cirúrgicos. Já no dia 8 de janeiro de 2016, ela retornou ao Ambulatório do HU, onde foi avaliada e liberada para a cirurgia, recebendo a Autorização de Internação Hospitalar (AIH). Este impresso deve ser autorizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, a fim de que o HU-UFS possa agendar o procedimento cirúrgico. O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) informa que somente realiza cirurgias através do Sistema Único de Saúde (SUS). Após o encaminhamento do paciente ao HU por uma unidade básica de saúde via sistema on-line específico, um médico cirurgião faz a avaliação desse paciente, solicita exames pré-operatórios e a cirurgia é agendada por ordem cronológica. Porém, existem critérios que indicam que indicam prioridade de atendimento, de acordo com a classificação de risco do paciente. O Setor de Regulação do HU-UFS normalmente fica responsável pelo cadastramento dos pacientes e agendamentos das cirurgias. Concluídos esses processos, e após o procedimento cirúrgico, o paciente recebe todo o acompanhamento necessário em seu período pós-operatório. Se a cirurgia for de médio ou grande porte, o paciente recebe um Laudo para Solicitação da Autorização de Internação Hospitalar (AIH), bem como as orientações adequadas. Atualmente, o HU tem capacidade para realizar cirurgias de 16 especialidades médicas", esclareceu o Hospital Universitário.

Confira o vídeo da matéria

Por Kátia Susanna e Karla Aragão

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais