Consultório Itinerante presta atendimento oftalmológico

(Foto: Ascom HU)

“Meu filho é estudioso, mas de uns tempos para cá vinha escrevendo palavras faltando letras e já estava com dificuldade na escrita. A professora dele desconfiou de algum problema de visão, por isso eu trouxe ele aqui para ver se ele está enxergando bem”. O depoimento é da dona de casa Lenilde Neo, mãe do pequeno Adson, de nove anos.

Adson é um dos beneficiados pelo projeto Consultório Itinerante, que está em funcionamento no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) e prestou atendimento oftalmológico nesta quarta-feira, 24, a dez crianças do município sergipano de Nossa Senhora de Lourdes, distante 152km da capital.

De acordo com a médica oftalmologista Lydianne Agra, esses pequenos pacientes passaram por uma triagem no interior do Estado para que fossem encaminhados ao HU. “A nossa expectativa é conseguir atender a crianças que dificilmente teriam acesso a um profissional oftalmologista, porque a gente sabe que um problema na visão pode afetar diversos fatores, como o aspecto psicológico e até mesmo a interação social”, relata a médica.

O consultório itinerante possui recepção, sala de espera, infraestrutura para esterilização do instrumental e laboratório de produção de óculos. Com essa estrutura, são realizadas ações como consultas, medida de refração ocular, fornecimento de óculos e diagnóstico precoce de patologias relacionadas à retina ou ao estado dos vasos.

A dona de casa Naedja Santos trouxe a pequena Cecília, de nove anos, para ser atendida. “Estou gostando muito da médica e do atendimento. Minha filha fez os exames, tudo certinho e graças a Deus não vai precisar usar óculos”, declarou.

Todas as crianças foram avaliadas e, nos casos em que foi constatada a necessidade, a criança já saiu do consultório com os óculos. Nesta quarta, a responsável pela confecção dos óculos foi a técnica em Óptica Suzana Rosário. “A gente recebe o receituário da médica e orienta a criança na escolha, pois, a depender da patologia, existe a recomendação de usar uma armação maior ou menor, por exemplo”, disse.

Consultório Itinerante

O Programa Consultório Itinerante, na área oftalmológica, presta atendimento gratuito a estudantes de escolas públicas, identificando precocemente problemas da visão. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Educação, responsável pela compra e manutenção dos chamados baús, caminhões que viraram consultórios. Já o Ministério da Saúde, entra com a manutenção dos consultórios e os materiais a serem utilizados.

Uma das finalidades é oferecer gratuitamente aos estudantes de 7 a 12 anos procedimentos de baixa complexidade em oftalmologia. Os exames clínicos e os atendimentos são realizados por profissionais da saúde, residentes ou estudantes, conforme definição dos Hospitais Universitários Federais, desde que observada a devida responsabilidade técnica.

Fonte: Ascom HU

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais