População pode reclamar através da ouvidoria da saúde

(Foto: Ascom SMS)

Em 2015, o número de atendimentos da Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde chegou a 3.512. Deste total, 1.511 foram feitas por telefone, 1.802 presenciais e os demais casos divididos entre e-mails, cartas e correspondências oficiais. Segundo explicou a coordenadora da Ouvidoria da Saúde, Cláudia Oliveira Pardo, a procura crescente pelo setor se deve, entre outros fatores, a um maior incentivo para que o cidadão compareça e realize suas reclamações, elogios e sugestões, configurando maior credibilidade ao serviço.

“Todo o sistema da Ouvidoria da Saúde de Aracaju é interligado com o Ministério da Saúde, através do OuvidorSUS, o que vem subsidiar a gestão local, oferecendo mecanismos para identificar e avaliar o grau de satisfação do cidadão em relação aos serviços prestados”, informou Cláudia Pardo. De acordo com a coordenadora, este feito possibilita intervenção e tomadas de decisões. “Em 2015, a grande maioria dos atendimentos ficou na área da assistência à saúde, sendo 1.065 reclamações e 1.890 solicitações feitas ao setor. Vale frisar que tudo que é registrado na Ouvidoria tem prazo máximo de dez dias para que a resolução seja encaminhada ao cidadão”, destacou.

Em 2015, o secretário municipal da Saúde de Aracaju, Luciano Paz, enfatizou que a tarefa da Ouvidoria da Saúde de Aracaju seria intensificar ainda mais seu maior papel: ser um espaço democrático para o acolhimento das manifestações das pessoas, e assim foi feito. “O nosso principal objetivo é atender o cidadão, com dignidade. E a Ouvidoria nos dá essa oportunidade de saber o que devemos melhorar, de ouvir o cidadão”, enfatizou o secretário.

“Trabalhamos na sensibilização dos gestores para a importância e papel da Ouvidoria, que atua como um significativo subsídio para gestão nas tomadas de decisões e na formação de políticas de saúde, garantindo ao cidadão que sua demanda seja tratada em tempo hábil, cumprindo os prazos previamente estabelecidos”, afirmou Cláudia Pardo.

Este ano, serão realizadas novas pesquisas de satisfação junto ao público, que são os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Através dessas pesquisas, podemos avaliar o nível de confiança e aceitação da população em relação às ações e aos serviços de saúde, identificando requisitos esperados ou desejados pelos cidadãos. E vamos continuar em 2016 com Ouvidoria Itinerante onde vamos até o cidadão, nas Unidades de Saúde da Família (USF) e Hospitais Municipais”, pontuou Cláudia.

A Ouvidoria da Saúde de Aracaju funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, pelos telefones 156 ou 2106-9770, através do e-mail: saúde.ouvidoria@aracaju.se.gov.br ou do atendimento presencial no endereço: Rua Sergipe 1310, bairro Siqueira Campos.

Com informações da Ascom SMS 

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