Superlotação suspende atendimento na Santa Isabel

Tamires chega com dores na Maternidade Santa Isabel (Fotos: Portal Infonet)

Com a capacidade lotada durante quase toda esta segunda-feira, 28, na Maternidade Santa Isabel, a procura na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes triplicou. Três maternidades do interior estavam com restrições de atendimento e somente na manhã desta segunda, 53% das gestantes que chegaram na Santa Isabel, vieram do interior, superlotando a unidade de saúde.

“O problema foi solucionado no final da manhã, mas já voltou a superlotar. A Maternidade Santa Isabel deveria estar atendendo apenas as gestantes de Aracaju e no máximo da grande Aracaju, mas nós atendemos também pacientes do interior e dos Estados da Bahia e de Alagoas. Temos 12 leitos no pré-parto e 74 no peri-parto, mas a demanda é muito grande. Esta manhã, 53% dos atendimentos foram provenientes do interior, pois três maternidades estavam com restrições de atendimento”, lamenta o diretor administrativo, Douglas Rosendo.

E retorna para a ambulância que a levou à Nossa Senhora de Lourdes

Para ele, o problema da superlotação nas maternidades de Aracaju, só poderá ser minimizado quando as unidades do interior, a exemplo de Lagarto, Itabaiana e Capela atenderem normalmente. “E também quando as obras centenárias das maternidades localizadas no Hospital Universitário e no bairro Santa Maria forem concluídas. Aqui na Maternidade Santa Isabel a orientação é de que informem que estamos com a capacidade vencida e não com o plantão fechado, pois se os casos forem de urgência, encaminhamos para a Nossa Senhora de Lourdes e se der para aguardar a vaga, faremos o internamento após uma avaliação”, esclarece.

Angústia

Outra gestante chega e é avisada de que não tem vaga

Entre as gestantes que chegaram com dores na Maternidade Santa Isabel na tarde desta segunda-feira, está Tamires Santana de Jesus. “Eu já completei nove meses e estou com muitas dores. Acabei de chegar do Povoado Maniçoba, em Divina Pastora e a informação aqui na Maternidade Santa Isabel é de que não tem vaga e que eu procure a Nossa Senhora de Lourdes, a minha preocupação é se lá também tiver superlotada”, enfatiza.

Nossa Sra de Lourdes

Na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, a superlotação se confirma, mas a assessoria de Comunicação Social garantiu que apesar de ser uma unidade de alto risco, está funcionando como porta aberta. “Estamos atendendo todas as pacientes”, garante acrescentando que durante o feriado prolongado da Semana Santa, foram realizados 128 atendimentos.

Recepção da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes lotada

“Desses, foram 58 gestantes atendidas e 70 gestantes avaliadas, transferidas ou liberadas para o pré-natal. No mesmo período foram 27 partos normais, 23 partos cesarianos e três curetagens”, informa.

De acordo com o superintendente da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Luís Eduardo Prado Correia, “a unidade permanece de portas abertas, priorizando o sistema de triagem dos casos recebidos. Através do sistema, concedemos às gestantes de alto risco os internamentos prioritários. Dessa forma, qualificamos a assistência, atribuindo agilidade aos procedimentos realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Cremese

Na última quarta-feira, 23, o Conselho Regional de Medicina (Cremese) prometeu enviar ao Ministério Público Estadual (MPE) nos próximos dias, um relatório apontando problemas nas maternidades de Sergipe e, entrar com uma Ação Civil Pública principalmente por conta da falta de funcionamento das unidades de saúde construídas no interior, mas que não estão atendendo a população.

O relatório apontando os problemas nas maternidades foi produzido entre os dias 11 e 19 de março, enfatizando deficiências como falta de insumos, de médicos, demora na conclusão de obras e no início de funcionamento, além da superlotação nas maternidades Nossa Senhora de Lourdes e Santa Isabel.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais