![]() |
Oficina foi ministrada pelos mecânicos Rewris Vilela e Rege Moreira (Foto: Divulgação) |
Tirar o pneu, consertar o furo, ajustar os freios, regular as marchas. Estes foram alguns dos aprendizados da segunda edição da Oficina Mão na Roda, realizada pela ONG Associação Ciclo Urbano. “A idéia é que as pessoas saibam como cuidar da bicicleta e se virar com pequenos reparos, caso aconteça algum problema no percurso do trabalho, numa trilha, por exemplo”, disse Luciano Aranha, presidente da ONG.
A oficina reuniu cerca de vinte ciclistas, que usam a bicicleta com os mais diversos objetivos (transporte, hobby, lazer, esporte) e foi ministrada pelos mecânicos Rewris Vilela e Rege Moreira, da Ecociiclo Bicicletaria.
Para o funcionário público, Silvio Luis, foi uma tarde de conhecimento. “Foi tudo muito valioso. Já pedalo há algum tempo, mas aprendi coisas que nunca tinha observado”, disse. “É importante que a gente saiba cuidar da bike, assim como a gente aprende a cuidar do carro”, disse o ciclista Geraldo Strike.
A cobradora Adriana Santos Freire sabe a importância de saber fazer pequenos reparos na bicicleta. “Estava num passeio com um monte de gente, um pneu furou e apenas uma pessoa sabia consertar. Saio daqui sabendo cuidar melhor de minha bike”, disse.
A professora Paula Jasmim participou pela segunda vez da oficina e trouxe o amigo Breno Nunes, de quem foi intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). “Foi muito bom. Virei na próxima e trarei outros amigos para participar”, disse Breno, que pedala num grupo de pedal de surdos-mudos.
“É triste ver bicicletas paradas num bicicletário de um condomínio, por exemplo, por conta de um pneu furado ou coisas que o próprio ciclista conseguiria resolver. A ideia da oficina não é formar mecânicos, mas dar autonomia ao ciclista para evitar que ele encoste a bicicleta”, disse Rewris Vilela, que ministrou também a primeira edição da Oficina Mão na Roda, junto com o cicloturista, Felippe César.
“O mais importante disso tudo é que o ciclista desperte para a importância da boa manutenção na bicicleta. Que ele não espere mais a bicicleta quebrar ou chegar num problema sério por falta de cuidados ou por coisas simples que ele mesmo pode cuidar”, disse Rege Moreira.
Fonte: Divulgação Evento
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B