Museu da Gente adota novas instalações multimídia

(Foto: Arquivo Infonet)

O Instituto Banese vai inaugurar na próxima sexta-feira, 8, no Museu da Gente Sergipana, duas novas instalações multimídia, realizadas a partir de projetos elaborados por alunos e professores dos colégios estaduais Arabela Ribeiro, de Estância, e Raimundo Mendonça de Araújo, de Indiaroba, ambos da rede pública estadual do ensino médio de Sergipe.

Os projetos das novas instalações, chamadas de ‘Fogão Solar’ e ‘Vida no Manguezal – Aratu’, foram aperfeiçoados pelo Departamento de Arte e Design da PCU do Rio de Janeiro (PUC-Rio), através de um convênio com o Instituto Banese, e o resultado será exposto no Museu da Gente Sergipana a partir de sexta-feira.

Segundo o superintendente do Instituto Banese e diretor do Museu, Ézio Déda, os dois projetos são resultado do programa ‘Arte com Ciência’, que tem por objetivo estimular o interesse de alunos do ensino médio pelas ciências. “Trata-se de um fogão solar, interativo, virtual, e de uma outra instalação interativa, ecologicamente correta, de coleta de aratu”, explicou Ézio, acrescentando que os visitantes vão poder interagir com essas duas novas atrações adotadas pelo Museu.

Ainda de acordo com Ézio, o Instituto Banese firmou parcerias com o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação de Sergipe (IPTI-SE), e com a PUC-Rio, para o desenvolvimento de diversos projetos voltados para a cultura e o meio ambiente, através de recursos tecnológicos interativos. “Os resultados dessas parcerias se transformarão em produtos que serão expostos no Museu da Gente Sergipana. Com isso o Instituto Banese estará potencializando importantes ações enquanto agente de valorização e fomento da sergipanidade”, ressaltou.

‘Arte com Ciência’

O projeto ‘Arte com Ciência’ é coordenado pelo ITPI-SE e Universidade Federal de Sergipe (UFS), com a participação da Secretaria de Estado da Educação (SEED), e apoiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Ele seleciona projetos para serem transformados em dispositivos (instalações multimídia) permanentes de museus, numa proposta que alia o reconhecimento do trabalho e da criatividade de alunos e professores da rede pública de ensino, autores das obras, com design e tecnologia contemporâneos.

Fonte: Ascom Instituto Banese

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais