Catadoras de Mangaba participam de Fórum na Tunísia

Projeto Catadoras de Mangaba será representante de Sergipe na Tunísia (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Representantes de projetos sociais e ambientais patrocinados pela Petrobras participam, da edição 2013 do Fórum Social Mundial em Túnis, na Tunísia. Entre os representantes, está o projeto Catadoras de Mangaba Gerando Renda e Tecendo a Vida em Sergipe, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento e sustentabilidade das comunidades extrativistas por meio da aprendizagem e implementação de tecnologias sociais e auto-organização dos grupos em municípios no estado.

O Fórum Social Mundial é considerado o maior encontro da sociedade civil organizada e terá um espaço dedicado aos brasileiros, patrocinado pela Petrobras em parceria com o GRAP – Grupo de Apoio e Reflexão ao Processo Fórum Social Mundial do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).

"A Casa Brasil é uma iniciativa do governo brasileiro que apoiamos desde 2006, quando o Fórum Social Mundial foi realizado em Caracas, na Venezuela. É um espaço para que as instituições brasileiras apresentem seus projetos e troquem experiências com organizações do mundo todo", destaca Armando Tripodi, gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, presente no Fórum.

Na quarta-feira, 27, estarão reunidas, na Casa Brasil, as instituições ligadas à geração de trabalho e renda, gestão ambiental na Região Amazônica e ao movimento de catadores de material reciclável. Haverá apresentações da Rede Solidária Cata-Vida, Projeto Pacto das Águas, e da Associação dos Remanescentes de Quilombo do Bairro Nhunguara.

No dia 28, o foco será nos projetos que promovem a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social; oficinas sobre gênero, sexualidade e saúde; e ações de mitigação de emissões e seqüestro de carbono. Haverá palestras com os projetos Turma que Faz e Poço de Carbono Juruena. Também se apresentarão o Instituto Promundo e o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis. No mesmo dia, será promovida uma mesa de diálogo do projeto de  alfabetização de jovens e adultos Mova Brasil, desenvolvido em parceria entre a Petrobras, a Federação Única dos Petroleiros e o Instituto Paulo Freire.

No último dia de apresentações, 29, será a vez dos projetos Fábrica de Imagens, Juventude e Gênero no Campo e da Associação Rede Cananéia. Os temas serão o fomento ao empreendedorismo, gênero e diversidade sexual e permanência da juventude no ambiente rural. Os representes de projetos também estarão nos debates promovidos pelo seminário internacional "Crise, Desenvolvimento e Democracia – Cartografias do Futuro.", realizados nos dias 28 e 29 de março pelo GRAP, com patrocínio da Petrobras.

Fonte: Ascom Petrobras

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais