![]() |
Bispo do Rosário em Milão (Foto: Ascom/Banese) |
Réplicas cenográficas das principais obras de Arthur Bispo do Rosário, produzidas para o filme “O Senhor do Labirinto”, patrocinado pelo Banese e pelo Governo do Estado, foram expostas no Spazio Casa Claudia, Palazzo Durini, em Milão. A exposição "O Bispo – Palavras que Precisam ser Escritas" fez parte da programação da Editora Abril no Design Week de Milão 2013. A curadoria foi assinada por Pedro Ariel, diretor de Redação da Revista Casa Cláudia, e Ezio Déda – superintendente do Instituto Banese. O projeto expográfico foi assinado pelo arquiteto Zilton Cavalcanti.
Entre as réplicas, estão em destaque o Manto da Apresentação – peça criada por Bispo para se apresentar diante de Deus, confeccionada com dragonas, condecorações e materiais improvisados com o intuito de transmitir nobreza, trazendo por dentro nomes bordados com linha descosturada de seu uniforme do manicômio – e também barcos inspirados no período em que exerceu a profissão de marinheiro, entre outras peças compostas de materiais garimpados em seu dia a dia. As réplicas foram confeccionadas pelas bordadeiras de Lagarto e Laranjeiras, além de artesãos, presidiários e artistas sergipanos.
A exposição foi uma realização da Abril Mídia, Casa Claudia, Instituto Banese e Governo do Estado de Sergipe, com patrocínio do Lar Center e Deca.
O Senhor do Labritinto
O filme “O Senhor do Labirinto”, que conta a história do Bispo do Rosário, é uma realização da Tibet Filmes, com direção de Geraldo Motta e patrocínio do Banese e Governo de Sergipe.
De acordo com Pedro Ariel, a parceria firmada com o Instituto Banese e Governo de Sergipe viabilizou a exposição com as réplicas cenográficas da obra de Arthur Bispo. "O resultado foi celebrado pelo grande público que visitou o Espaço Casa Cláudia em Milão", afirma o diretor.
Segundo o superintendente do Instituto Banese, Ézio Déda, o Instituto tem promovido importantes ações de fomento e intercâmbio cultural. “Poder participar de uma mostra com respaldo mundial é uma excelente oportunidade para divulgar as potencialidades culturais de Sergipe", enfatiza Ezio Déda.
Fonte: Ascom/Banese
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B