![]() |
(Foto: Assessoria de Comunicação) |
Gestores de Laranjeiras, da Petrobras/FAFEN, vereadores e representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Casa Operária Vale do Cotinguiba, participaram na noite de ontem, 24, da aula inaugural da Escola de Música Santa Bárbara. A solenidade foi realizada no Clube Recreativo Antônio Carlos Franco.
Patrocinada pela Petrobras, através da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe- Fafen-SE e apoiada pela Prefeitura de Laranjeiras, a escola contará com cursos básicos e técnicos para atender 160 estudantes inicialmente, numa faixa etária entre 11 e 29 anos.
A iniciativa visa fortalecer a cidadania, valores comunitários e culturais, além da inclusão econômica e social do município de Laranjeiras e região, através do ensino básico e técnico de música. Para isso, também está sendo estruturado um estúdio de gravação de áudio e uma oficina de luteria para confecção e reparos em instrumentos de madeira como fonte de renda própria.
A vereadora Brasilina Borges, idealizadora da escola, criada em 2006, fez uma retrospectiva do início deste projeto. “Em 2006, quando tudo começou já idealizámos um projeto grandioso que pudesse dar aos jovens uma perspectiva melhor de vida. Passamos por dificuldades, mas graças ao apoio da Prefeitura de Laranjeiras, o patrocínio da FAFEN e ao esforço de pessoas importantes nesta trajetória, estamos conseguindo êxito na escola de música e hoje já são mais de 150 jovens beneficiados, o que nos deixa bastante felizes. Ainda estamos buscando mais investimentos e patrocínios, já que este projeto não pode parar”, afirmou Borges.
O gerente de Otimização da Patrobras/FAFEN, Gilvan Azevedo Paixão ressaltou que este projeto é a realização de um sonho para os jovens laranjeirenses. “Hoje, estamos concretizando juntos um sonho para os jovens laranjeirenses. Claro, isso é possível graças ao empenho de professores, a dedicação dos alunos, dos gestores e da FAFEN, que já desenvolve nesta cidade outros projetos importantes, que contribuem significativamente com o desenvolvimento da sociedade”, acrescentou.
O prefeito, José de Araújo Leite Neto (Juca de Bala), enfatizou a importância da Escola de Música Santa Bárbara. “São trabalhos como este em Laranjeiras que orgulham pais e mães de todos aqueles beneficiados neste projeto. É um caminho difícil, mas superado no dia a dia com o compromisso de todas as pessoas envolvidas, desde os professores, os alunos, os gestores da prefeitura, da FAFEN e dos seus idealizadores, como a vereadora Brasilina Borges e tantos outros”, frisou Juca.
Este ano, a Escola de Música Santa Bárbara oferecerá um curso livre de formação básica e continuada, com currículo baseado em critérios do MEC, e posteriormente após autorização do Conselho Estadual de Educação, a implantação do curso técnico em música. Serão ministradas aulas teóricas, práticas (técnica instrumental), de prática de conjunto e de cidadania, perfazendo a carga horária de 695 horas. Como resultado das disciplinas de prática de conjunto a escola manterá um banda de música com 40 componentes, um coral com 30, uma orquestra de cordas com 60 e uma camerata de violões com 20 participantes.
Fonte: TDantas Comunicação
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B