Pessoas com Síndrome de Down irão ao Cine Vitória

Cine Vitória firma parceria e leva pessoas com Síndrome de Down ao cinema (Foto: Ascom/Secult)

O Cinema Vitória – Sala Avenida Brasil firmou uma parceria com a Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (Cidown). A partir dela, 39 pessoas com a síndrome assistirão a um filme, nesta quarta-feira (3), de forma gratuita, bem como os pais terão acesso facilitado, através da meia entrada.

Os associados do Cidown assistirão a um dos filmes mais esperados da temporada, o longa ‘Colegas’, do diretor Marcelo Galvão. A comédia premiada como melhor filme no festival de Gramado, conta a história de três amigos com síndrome de down, onde  mostram como superar suas limitações para correr atrás de seus maiores sonhos.

O longa terá três exibições durante esta semana. “Entendemos que é uma oportunidade única para eles. O filme é protagonizado por portadores de down e era aguardado por muitos sergipanos, em especial, pelas pessoas envolvidas com a causa. Estamos de portas abertas para firmarmos parcerias nesse espaço revitalizado, e ficamos felizes em poder contribuir com esta associação. Cumprimos o papel da responsabilidade social, liberando o acesso dos associados e facilitando o dos pais, através da meia entrada”, destaca a diretora Geral da Casa Curta-SE e administradora do Cinema Vitória, Deyse Rocha.

Sheila Souza, presidente da Cidown, entrou em contato com a administração do Cinema Vitória assim que soube da programação desta semana, com o filme Colegas incluso, para propor uma parceria. “O Cine Vitória concordou imediatamente, nos concedendo algumas vantagens para que essa sessão pudesse ser realizada, exclusivamente para as crianças e os pais das mesmas. O mais legal de tudo isso será ver a satisfação desses jovens, que têm tão poucas opções de lazer, sendo respeitadas as suas condições e limitações”, afirma.

Segundo Sheila, essa oportunidade deve ser a primeira de muitos que irão acompanhar a exibição. “Talvez, deva ser a primeira vez de alguns deles em um cinema. Assistir a um filme assim, junto com pessoas com e sem deficiência, é colocá-los no lugar que lhes é de direito, no lugar de cidadãos”, destaca a presidente da Cidown que espera mais de 50 pessoas no grupo.

Sinopse

Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) eram grandes amigos e viviam juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down, ao lado de vários outros colegas. Um belo dia, surge a ideia de sair dali para realizar o sonho individual de cada um e inspirados pelos inúmeros filmes que já tinham assistido na videoteca local, eles roubam o carro do jardineiro (Lima Duarte) e fogem de lá. Eles vão viver diversas aventuras juntos e descobrir que a liberdade é um direito de todos.

A imprensa começa a cobrir o caso e a polícia não gostou nem um pouco dessa "brincadeira". Para resolver o problema, coloca dois policiais trapalhões no encalço dos jovens, que só querem realizar os seus sonhos e estão dispostos a viver essa grande aventura, que vai ser revelar repleta de momentos inesquecíveis.

Apoiadores

A Casa Curta-SE , através da gestão compartilhada com a Secretaria de Estado da Cultura, conta com o apoio do Governo de Sergipe, Prêmio Asas, SCDC, Ministério da Cultura, Governo Federal, Ponto de Cultura Figuras em Trânsito e Pontão de Cultura Digital AV Br.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais