A festa da menina morta

Brasil, 2008. Direção de Matheus Nachtergaele. Roteiro de Nachtergaele e Hilton Lacerda. Direção de Fotografia: Lula Carvalho. Produção de Vânia Catani. 18 anos, 110m. Com Daniel de Oliveira, Dira Paes, Cássia Kiss, Paulo José, Jackson Antunes, Juliano Cazarré.

 

Gênero – Drama

 

Sinopse – O jovem Santinho vive sem sua mãe, que cometeu suicídio. Quando ele encontra os trapos de uma menina de sua cidade que havia desaparecido é aclamado como santo pela população local, que celebra esse milagre com a festa que dá título ao filme.

 

Apreciação – Primeiro filme dirigido pelo ator Matheus Nachtergaele, esta obra de estréia impressiona pelo tema adulto e pelo barroquismo que inunda toda a sua narrativa. Talvez não seja um filme fácil de ver, mas é obra adulta que trata sobre o misticismo no Amazonas. Lançado no festival de Cannes, onde foi exibido oficialmente, o filme demorou a ser apresentado pelos cinemas brasileiros ao público. Aqui mesmo em Aracaju passou em sessão especial do festival Curta-SE e só agora encontra nicho nesta exibição do Cine Cult.

 

Fique de Olho – Em Daniel de Oliveira. Como Santinho ele consegue uma das interpretações mais densas e emblemáticas do cinema brasileiro.

 

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais