Um Barco e Nove Destinos- “Lifeboat” (EUA/1944)
Gênero: Suspense
Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: Tallulah Bankhead, William Bendix, Mary Anderson, Walter Slezak
Idioma: Inglês
Legendas: Português, Espanhol e Inglês
Áudio: Inglês (Dolby Stereo 2.0)
Vídeo: Tela Cheia
Este é o sétimo filme do diretor inglês, Alfred Hitchcock, em território americano. E pela ousadia do argumento, nota-se que ele já estava bem a vontade, levando adiante experimentações cinematográficas iniciadas ainda, quando rodava em Londres, na década de 30.
Baseado em um conto de John Steinbeck, “Um Barco e Nove Destinos” se passa inteiramente em um bote salva-vidas desgovernado, vagando sem rumo pelo Atlântico Norte. Após um cargueiro aliado ser afundado por um U-boat alemão, um grupo incomum de pessoas acaba reunido em um barco, sendo que as situações limite que irão enfrentar (fome, sede, frio), servem de suporte para o diretor dissecar o espírito humano, assim como acontece no conto original.
Como se não bastasse tudo isso, os sobreviventes ainda resgatam um último náufrago, que é nada mais, nada menos, que o capitão alemão que fez o cargueiro soçobrar. A dúvida que paira durante o desenrolar da trama é se o alemão será jogado ao mar ou não?
É a partir dessa indefinição (alguns querem jogá-lo ao mar, outros não aprovam tal atitude) que Hitchcock trabalha o seu suspense habitual, sendo que num ambiente único, esse trabalho parece ser mais extenuante. A propósito, ele não deixa de fazer sua aparição de praxe, só que de uma bastante inusitada. O espectador terá que ficar atento para identificá-lo.
O DVD lançado pelo Cinema Reserve é duplo e traz no disco extra o making of e conversa com o diretor.
Por Suyene Correia
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B