Pai e Filho- “Otets Y Syn” (RUS-FRA-ALE/2004)

Gênero: Drama
Direção:  Aleksandr Sokúrov
Elenco: Alexander Rabash, Andrej Shetinin, Alexei Nejmyshev, Martina Zasu
Idioma: Russo
Legendas: Português, Espanhol
Áudio:  Russo (Dolby Digital 2.0) 
Vídeo: Tela Cheia

O russo Aleksandr Sokúrov é mais conhecido mundialmente pelo inedistismo da “Arca Russa”- primeiro filme de longa-metragem da história, composto apenas de um plano-sequência- do que, propriamente, pelos seus belos filmes sobre relações familiares.

Este “Pai e Filho” – o segundo de uma trilogia, iniciada por “Mãe e Filho” (1996) e completada por “Alexandra” (2007)- mostra a relação erotizada entre o pai, viúvo e reservista do Exército e seu filho adolescente, iniciando a carreira militar.  Ambos moram praticamente isolados, num pequeno apartamento, onde discutem essencialmente sobre o futuro: estaria chegando a hora do pai partir e deixar o filho amadurecer sozinho e seguir seu rumo? 

Sokúrov não abre mão de sua marca- um cinema estilizado e um tanto intimista- para mostrar o quanto é dolorosa uma separação entre dois seres humanos com sentimentos bastante ambíguos. A cor sépia utilizada na maioria das cenas e a trilha embalada por Tchaikovsky imprimem uma atmosfera um tanto poética ao longa-metragem, exacerbada pela narrativa elíptica.

O filme de Sokúrov, decididamente, não é para as massas. No entanto, para aqueles que queiram experimentar uma produção fora do comum, mas de extrema qualidade, essa é uma excelente pedida!

Por Suyene Correia

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais