São Cristóvão: iniciada preparação para Corpus Christi

Este ano, a cidade de São Cristóvão terá aproximadamente 1.200 metros de tapetes em um total de 9 ruas adornadas (Foto: Ascom Secult)

Membros da equipe da comissão dos tapetes de Corpus Christi participaram na manhã desta quarta-feira, 25, da reunião administrativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Paço Municipal. O objetivo do encontro foi buscar junto aos diretores das escolas municipais apoio necessário para a confecção dos tapetes no dia 31 de maio.

“Buscamos o apoio entre as escolas municipais, pois entendemos que não podemos deixar uma tradição secular ser esquecida na nossa cidade. É uma estrutura muito grande, precisamos trabalhar em equipe para arrecadar borra de café, casca de ovo e serragem. Só de sal grosso serão 529 kg”, falou a coordenadora permanente dos tapetes de Corpus Christi, Vânia Correia.

A coordenadora, ainda observou a necessidade de buscar pessoas com aptidões artísticas para a confecção dos tapetes. “Vamos desenvolver uma oficina de desenho e buscar entre os alunos aqueles com maior aptidão para o desenho. É muito importante que pessoas que tenham habilidades artísticas possam vir a somar com esta tradição”.

A Irmã Conceição, que também faz parte da comissão, destacou a beleza cultural e artística da confecção dos tapetes mas sem esquecer o real sentido da comemoração. “A confecção de tapetes de rua é uma bonita manifestação de arte popular. No entanto não podemos esquecer o real sentido da data, que é o sacramento do corpo e do sangue de Cristo. Apesar de todo o trabalho e beleza, o objetivo do tapete é servir de passagem para a procissão”.

Este ano, a cidade de São Cristóvão terá aproximadamente 1.200 metros de tapetes em um total de 9 ruas adornadas: Praça Getúlio Vargas (Matriz), Praça do Carmo, Rua das Flores, Rua Leão Magno, Almirante Amintas Jorge, Largo da Igreja do Rosário , rua Rosário, rua Coronel Erundino Prado, Praça São Francisco e rua Ivo do Prado. As quadras serão enfeitadas por grupos formados por alunos, membros das igrejas, grupos religiosos e comunidade. A confecção começa 5 horas da manhã do dia 31 e deve durar o dia inteiro.

Tradição

Com origem no século 13, a festa católica ocorre cerca de 60 dias depois da Páscoa e celebra a Eucaristia, um dos sacramentos da igreja católica que representa a transmutação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Jesus. A data é sempre comemorada numa quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando a Igreja diz ter tido início a instituição deste sacramento na última ceia de Jesus.

fonte: Assessoria Prefeitura de São Cristóvão 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais