Síndrome de down: exposição busca quebrar preconceito

Exposição fotográfica “Um novo olhar” no Shopping RioMar (Foto: Divulgação)

A Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down – Cidown – realiza, até o final deste mês, a exposição fotográfica “Um novo olhar” no Shopping RioMar, em Aracaju. Produzidas por fotógrafos profissionais voluntários, as imagens mostram crianças e adolescentes down em diversas situações do cotidiano.

“A sociedade precisa de informação. A partir do momento em que realizamos um trabalho como este, conseguimos chamar a atenção para a causa e tirar esses meninos e meninas do anonimato, pois esta é a principal questão, muitos deles ainda estão escondidos em casa. Nós queremos que estejam no mundo, pois têm o direito de estar onde quiserem”, afirma a presidente da Cidown, Dangelli Lins Figueiroa Martins de Melo.
Segundo Dangelli, a intenção também é despertar o interesse da sociedade para o trabalho da associação. “A Cidown já existe há 20 anos, mas ainda é pouco conhecida”, comenta.

A Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down foi constituída em julho de 1997, por um grupo de pais. O objetivo da instituição é difundir informações sobre a síndrome de down, desmistificando a síndrome para as famílias e a sociedade em geral.

Mesmo com todas as dificuldades que se apresentam – a Cidown não dispõe de sede própria nem de recursos financeiros –, a instituição vem contando com a energia dos seus integrantes para retirar da invisibilidade as pessoas com síndrome de down, difundindo informações, vencendo preconceitos e mostrando a capacidade dessas pessoas. “É necessário dar oportunidades às pessoas com síndrome de down para que as suas habilidades possam ser descobertas e desenvolvidas, demonstrando, assim, sua capacidade por meio do processo inclusivo, seja na escola, na vida em sociedade ou no trabalho”, diz Dangelli Melo.

Fonte: assessoria do evento 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais