Prefeito e vice-governador hastearam bandeiras na cerimônia (Fotos: Portal Infonet) |
O prefeito Edvaldo Nogueira [PC do B] e o vice-governador Belivaldo Chagas [MDB] estiveram juntos na tradicional cerimônia de homenagem ao fundador da cidade de Aracaju, Inácio Barbosa, na manhã deste sábado, 17. Celebrando os 163 anos da capital sergipana, os dois puseram flores no monumento erguido na praça do Mini-golf em memória de Barbosa.
A cerimônia, que contou com todo secretariado municipal, foi iniciada com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Sergipe e Aracaju. Seguindo a tradição, um aluno da rede municipal de ensino acendeu a pira cívica ao lado do prefeito e, na sequência, militares do Batalhão de Choque fizeram uma salva de tiros concluindo os atos simbólicos da celebração.
Para Edvaldo Nogueira, Inácio Barbosa foi visionário quando fez de Aracaju a capital de Sergipe. “Lá atrás ele teve coragem e visão extraordinária para transferir a capital e, se não fosse isso, hoje não teríamos a pujança de crescimento que se tem”, analisa. Belivaldo acrescenta: “Hoje é dia de festejar, comemorar os 163 anos da nossa querida Aracaju, uma cidade mãe que muitos escolheram para morar”, pontuou.
Tradicional pira cívica foi acendida por aluno da rede municipal de ensino |
Inácio Joaquim Barbosa era natural do Rio de Janeiro e morreu no município de Estância, no dia 6 de outubro de 1855. Ele foi um dos governadores com mais destaque na história de Sergipe.
Aniversário de Aracaju
As celebrações pelos 163 anos de Aracaju continuam ao longo do dia. As 16h haverá o início da 35ª Corrida de Aracaju, largando da cidade de São Cristóvão e terminando na avenida Ivo do Prado, em Aracaju, e as 17h30 haverá a inauguração do espaço Largo da Gente Sergipana, onde as novas esculturas que representam a cultura sergipana ficam abertas para visitação.
Por Ícaro Novaes