Centro histórico de Aracaju pode ser revitalizado

Durante uma reunião na manhã do último dia 24, entre a secretária de Planejamento Lúcia Falcón e técnicos de diversos órgãos da Prefeitura de Aracaju, ficou definido que no dia 3 de fevereiro o prefeito Marcelo Déda irá assinar convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) e o governo francês para a implementação do Projeto Técnico de Cooperação que revitalizará todo o Centro Histórico da cidade.

Aracaju é uma das poucas cidades brasileiras incluídas no “Cidade Brasil”. Esse é um programa de cooperação urbana da Caixa e da Embaixada da França no Brasil que visa a revitalização urbana, caracterizada não somente por critérios funcionais, mas também políticos, sociais e ambientais. A proposta, que está perto de ser concretizada, foi apresentada à secretária e ao vice-prefeito Edvaldo Nogueira no ano passado pela representante do consulado francês no Brasil, Clémentine Tribouillard.

O projeto está em fase de elaboração. “O plano completo vai destacar o desenvolvimento econômico da região central da capital, envolvendo a área de habitação, todo o sistema viário de transportes, paisagismo, proteção e valorização do patrimônio histórico e uma parceria com os proprietários privados e todos os agentes locais. O trabalho já se iniciou no mês de agosto do ano passado e obras de curto prazo já estão sendo realizadas, como o museu de rua da Ponte do Imperador, recapeamento asfáltico e recuperação das quatro praças (Fausto Cardoso, Olimpio Campos, Teófilo Dantas e Almirante Barroso)”, contou Lúcia Falcón.

A indicação da capital sergipana para o programa Cidade Brasil foi feita pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, que hoje mantém junto à Prefeitura de Aracaju dois importantes projetos: Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM) e o Habitar Brasil. Ele mostra o resultado positivo dos investimentos do BID na política de planejamento urbano desenvolvida pela administração municipal de Aracaju nos últimos cinco anos.

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais