A coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns, participou na manhã desta sexta-feira, 29, de evento no Ministério Público Estadual (MPE) sobre a questão da infância e adolescência juntamente com entidades sergipanas da área. A promotora Lilian Mendes falou sobre a importância da presença da coordenadora em Sergipe para ajudar fomentar as discussões sobre a questão. “É muito importante ouvir essa pessoa experiente para que a gente possa se fortalecer para incentivar políticas públicas em nosso Estado”, avalia. Zilda Arns: ainda há muito a ser feito
Zilda Arns destacou que já houve muitos avanços na área, mas ponderou que há muito ainda a ser feito. Ela informou que, há 25 anos, a taxa de desnutrição em comunidades carentes era de mais de 50%. Hoje, esse percentual é de pouco mais de 2%. Segundo ela, o trabalho realizado pela Pastoral já diminuiu para metade e a mortalidade infantil, em relação à média nacional.
Investimentos
Zilda, porém, ressalta a necessidade de maiores investimentos do governo principalmente nas áreas da educação e saúde da criança. “As escolas devem funcionar o dia inteiro. Isso é mais barato do que correr atrás do prejuízo depois”, discorre. Thiago Oliveira aponta a necessidade de investimentos na área da infância
Seguindo a mesma linha de argumentação, Thiago Oliveira, presidente licenciado do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), defende maiores investimentos para a infância de Sergipe. Ele reforça que a criança deve ser prioridade na sociedade, e essa posição central deve ser refletida também na questão orçamentária.
Thiago lembra que o orçamento para 2009 estará na Assembléia Legislativa em setembro e espera que as verbas para políticas públicas na área sejam maiores do que as destinadas para a publicidade, por exemplo. “Se não tiver dinheiro, as políticas não saem do papel”, raciocina.
Por Zeca Oliveira e Carla Sousa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B