Em fase de testes, adutora começa a fornecer água em Tobias Barreto

Fornecimento de água em Tobias Barreto já conta com apoio da adutora de Itapicuru (Foto: Pixabay)

A população de Tobias Barreto já está sendo abastecida com água oriunda da adutora de Itapicuru, na Bahia. O sistema de abastecimento, que ainda está em fase de testes, é a principal alternativa para os problemas de fornecimento que assolam a cidade.

O superintendente de operações da Deso, Marcos Lima, informou que os testes hidráulicos e de pressão de rede foram iniciados no último sábado, 19. Desde então, foram registrados três rompimentos em pontos diferentes da tubulação. Os motivos são as condições do terreno e a grande pressão que se forma dentro da tubulação com a junção de água e ar, fatos que estão dentro da normalidade, conforme informações do superintendente. O pleno funcionamento da adutora vai depender do andamento dos trabalhos e finalização dos testes.

O abastecimento em Tobias Barreto, que é feito com água da barragem da Jabeberi, está sendo reforçado com água da adutora de Itapicuru e com caminhões pipa que abastecem caixas d’água espalhadas no município. “O abastecimento em Tobias Barreto é de 400m³ por hora, nós vamos colocar 200m², ou seja, não temos como abastecer metade da cidade. Por isso, faremos um rodízio. A cidade será dividida em três setores. Haverá água durante dos dias dois no setor 1, enquanto os setores 2 e 3 ficarão sem água e serão abastecidos pelos caminhões pipa. O mesmo acontecerá com os demais setores. Enquanto isso, continuaremos captando água da barragem de Jabeberi, mas em volume menor”, explica Marcos.

Entenda o caso

A cidade de Tobias Barreto está sofrendo com a falta de água por causa estiagem que afetou diretamente a barragem de Jabeberi. Com a queda no volume de água na principal fonte de abastecimento do município, o Governo construiu uma adutora para trazer água do povoado Catu Grande, no município de Itapicuru, na Bahia, através de poços artesianos, até Tobias Barreto. Também foram instaladas caixas d’água em diversos pontos da região, que serão abastecidas por caminhões pipa.

Por causa dos problemas de abastecimento, a Prefeitura de Tobias Barreto, atendendo a uma recomendação do Paulo José, suspendeu o Carnatobias, prévia carnavalesca que é tradicional na região.

por Verlane Estácio

 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais