O vereador por Aracaju, Ricardo Marques (Cidadania), usou seu tempo no Pequeno Expediente da sessão da Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA) para criticar a redução da frota de ônibus durante os dias de carnaval, o que provocou muita espera para quem precisa do transporte público e lotação dentro dos ônibus.
De acordo com o vereador, de nada adiantou o município e o estado cancelarem o ponto facultativo nos dias de carnaval e submeter a população à espera e aglomeração dentro dos ônibus.
“O município informou ao Setransp que não ia ter ponto facultativo? Houve falha na comunicação? Isso é falta de planejamento da Prefeitura. Até onde eu sei, a Prefeitura é quem regulamenta e fiscaliza o transporte público, ou não mais?” questiona o parlamentar.
Ricardo Marques lembrou ainda que é preciso cuidar da população que utiliza o transporte público, população vulneráveis ao vírus que precisam trabalhar e enfrentam todos os dias ônibus lotados.
“A Covid-19 atinge os rodoviários, o servidor público, as empregadas domésticas, garis, enfim, uma gama de pessoas que estão todos os dias nos terminais e nos ônibus cheios se ariscando porque precisam ir trabalhar. Essa redução de ônibus no carnaval afetou a população da capital e da Grande Aracaju, então, o que peço hoje é que a Prefeitura se planeja, converse com o povo e com esta Casa que representa o povo”, ressalta.
A vereadora Emília Correia (Patriota) também entende que falta diálogo da Prefeitura de Aracaju com o legislativo municipal e planejamento das ações. “Não teve aglomeração em festas, mas teve aglomeração nos ônibus. A gestão municipal esquece do planejamento das ações, por isso, muita coisa dá errado”, enfatiza.
O Portal Infonet entrou em contato com a Prefeitura de Aracaju para falar sobre a redução da frota de ônibus durante o carnaval na capital e foi pedido pela gestão municipal que entrasse em contato com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp).
O Setransp enviou nota informando que nesta terça-feira, 16, o sistema de transporte está operando com quadro de serviço semelhante do sábado em função do fechamento do comércio, dos Shoppings e bancos, que gerou uma grande redução na demanda neste período que seria feriado Carnaval.
“Ontem, dia 15, a queda do número de passageiros foi de 54,75% comparando com a segunda anterior, cerca de 55 mil usuários a menos circulando no sistema de transporte integrado de Aracaju. Todavia a frota de ônibus está operando com 70% da sua capacidade, uma programação prevista para a demanda esperada. O Setransp e a SMTT seguem acompanhando o fluxo dos passageiros e disponibilizando veículos extras nos Terminais para as necessidades pontuais de reforço na frota”, diz a nota.
Por Karla Pinheiro
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B