Tempo quente

O tempo esquentou ontem na Assembléia por conta dos projetos polêmicos enviados pelo Executivo para serem aprovados pelos deputados a toque de caixa e repique de sino. Até mesmo parlamentares governistas deixaram o plenário para não votar o projeto que reestrutura o quadro do Magistério estadual. Sem quórum qualificado, a presidente do Legislativo, Angélica Guimarães (PSC), transferiu a votação para hoje. Indignados com o que chamam de um golpe mortal contra a categoria, os professores lotaram as galerias e decidiram fazer vigília em plenário até que a matéria seja votada. A sessão de hoje, provavelmente a última deste período legislativo, promete ser tão quente quanto a de ontem, e se o governo não souber ‘tanger os bois’ pode sofrer uma acachapante derrota.

Zeca voltou

O secretário do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Zeca da Silva (PSC) reassumiu ontem sua cadeira na Assembléia para garantir a aprovação dos projetos do Executivo. O suplente Gilmar Carvalho (PR) pediu licença médica na terça-feira. Nas galerias do Legislativo era voz corrente que Gilmar se ausentou para não votar contra os professores. Será?

Menos um

A bancada de oposição, que só conta com quatro deputados na Assembléia, estará desfalcada na sessão plenária de hoje. É que Augusto Bezerra (DEM) teve que viajar para São Paulo, onde tem exames e consultas médicas marcadas. Mesmo com menos um, os oposicionistas farão o que for possível para dificultar a aprovação dos projetos do Executivo. Como a da ontem, a sessão desta quinta-feira promete ser muito barulhenta.

Tropa de choque

O governo enviou ontem para a Assembléia uma tropa de choque para convencer a bancada situacionista a aprovar seus projetos. Estiveram no Legislativo os secretários Jorge Alberto (Casa Civil), Francisco Dantas (Governo) e Jorge Araújo (subsecretário de Articulação com os Municípios). Estranhou-se a ausência do ex-deputado estadual João das Graças (PT do B), secretário de Relações Institucionais e Articulação Política.

Verão animado

A Secretaria estadual da Cultura lança daqui a pouco o “Verão Sergipe 2012”, que prevê festas nas praias da Atalaia Nova e Caueira nos meses de janeiro e fevereiro. O projeto visa fomentar a cultura, o esporte e o turismo em Sergipe durante o verão que se aproxima. Durante o lançamento, a secretária de Cultura, Eloisa Galdino, anunciará a programação completa do evento, o edital para apresentação de bandas sergipanas na Arena Multicultural, além de informações logísticas da festa.

João reage

E o ex-governador João Alves Filho (DEM) reagiu contra a afirmação do governador Marcelo Déda (PT) de que o principal avanço do Banese na gestão petista foi a recuperação da saúde financeira da instituição. “O banco tinha ótima saúde financeira durante meu governo, nunca sofreu reprimenda do Banco Central e fechou o balanço do quadriênio, em 2006, com lucro final multiplicado por seis, comparado a 2003”, disse João. Então, tá!

Computadores

O prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) recebe hoje caminhões com parte do lote de 10 mil novos computadores do programa Um Computador por Aluno. Com isso, mais de 50% dos alunos do ensino fundamental da rede municipal de Aracaju iniciarão o próximo ano letivo contemplados pelo projeto de inclusão digital da Prefeitura de Aracaju. A entrega dos equipamentos acontecerá às 10h, em frente ao Palácio Ignácio Barbosa.

Boca livre

E por falar em Edvaldo Nogueira, o tradicional almoço de fim de ano que ele oferece à imprensa será na próxima segunda-feira, no Espaço Sobre as Ondas, na Orla da Atalaia. Nogueira vai aproveitar o encontro com os jornalistas e radialistas para exibir um balanço das realizações da Prefeitura em 2011 e apresentar as expectativas da administração para o próximo ano.

Chove chuva

Desde a madrugada de hoje que chove em Aracaju. As precipitações ainda são fracas, mas devem contribuir para abrandar o forte calor dos últimos dias. Aliás, o meteorologista Overland Amaral acertou mais uma vez ao prever chuvas em Sergipe. Quanto ao calor, ele diz que os satélites permanecem registrando elevadas temperaturas desde o litoral até o sertão. Aí, só bebendo aquela “lourinha suada”.

Tá no banco

O último lote de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 será liberado hoje. O ‘Leão’ informa que os valores foram corrigidos em 7,67%. A consulta ao lote pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Quem não entrou em nenhum dos sete lotes regulares no ano é porque caiu na malha fina.

Do baú político

Em agosto de 2007, após empossar o interventor de Pirambu, Moacir Santana, o governador Marcelo Déda (PT) foi muito aplaudido pelos populares que lotavam a praça da Prefeitura. Entusiasmado com o apoio popular, foi cumprimentar as pessoas, ouvir reivindicações e, claro, receber tapinhas nas costas. Uma mulher, daquelas bem despachadas, aproximou-se de Déda e passou a elogiá-lo, principalmente a sua beleza física. Minutos depois, quando já conversava com algumas crianças, o governador voltou a ser elogiado, agora em voz alta, pela mesma senhora: "Êta homem bonito. Era um desses que eu queria lá em casa". Rindo muito, Déda levantou a mão esquerda e, mostrando a aliança de ouro no dedo, tentou acalmar a fã espalhafatosa: "Moça, eu sou casado". A resposta veio na lata: "Mas não é capado".

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais