Roupa suja

Na falta de um debate apimentado na campanha eleitoral de Aracaju, o governador Marcelo Déda (PT) e o dublê de político e empresário Edvan Amorim (PTB) elegeram Itabaiana como ringue. Semana sim outra também, os dois vão àquele município falar mal um do outro. No último round, o petista afirmou que Amorim o usou como sabão em pó para lavar a suja biografia. “Seu desespero é porque não pode mais fazer isso”, fustiga Déda. Seria interessante que tanto o governador quanto Edvan contassem aos sergipanos o que realmente sabem um do outro. E mais, que explicassem porque, sabedores das sujeiras, permaneceram tanto tempo juntos, elogiando-se mutuamente.

Promoções

Daqui a pouco o governador Marcelo Déda (PT) entrega medalhas e promoções a oficiais e praças da Polícia Militar. O evento vai acontecer no Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju, e faz parte das comemorações alusivas ao Dia do Soldado.

A Missão II

Tem muita gente preocupada com a promessa do prefeiturável João Alves Filho (DEM) de dotar a Guarda Municipal com funções policiais para acabar com a marginalidade na capital. O temor é que, em sendo eleito, o demista reedite em Aracaju o temido grupo “A Missão”, formado em seu segundo governo por integrantes da Polícia Militar visando prender, julgar e executar supostos ladrões de gado. Apurou-se depois que muitos inocentes foram sumariamente fuzilados por aquele grupo de extermínio.

Cidadania

A Câmara Municipal de Aracaju vai homenagear com o Título de Cidadão aracajuano o professor Paulo Rafael Monteiro Nascimento. A homenagem foi proposta pelo vereador Juvênio Oliveira (DEM). A solenidade está marcada para as 10h de amanhã. Natural do Rio de Janeiro, Paulo Rafael está radicado em Aracaju desde 1986. Engenheiro eletrônico, administrador e especialista em Gestão Empresarial, o mais novo cidadão aracajuano é diretor da Faculdade Estácio FASE.

Corda bamba

E a candidatura de Armando Batalha (PSB) a prefeito de São Cristóvão está na corda bamba. Dois juízes do Tribunal Regional Eleitoral já votaram pela manutenção do indeferimento do registro do neosocialista. O julgamento está suspenso porque dois outros magistrados pediram vista ao processo. Enquanto corre atrás de votos, Armando acompanha o trabalho dos advogados para tentar mantê-lo no páreo eleitoral.

Excluídos

"A vida em primeiro lugar. Queremos um estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda a população!". Este é o tema do Grito dos Excluídos, que acontecerá durante o desfile de 7 de Setembro. Organizado pela CUT e a Igreja Católica, o evento deve reunir cerca de duas mil pessoas, entre trabalhadores, integrantes do MST, estudantes, desempregados e lideranças políticas.

Encontro

O Conselho de Jovens Empresários de Sergipe (CJE/SE) promove na próxima sexta-feira, em Aracaju, seu 1º Encontro Estadual. Entre os participantes, cerca de 100 virão de outros estados para trocar experiências com os jovens sergipanos. Palestras, painéis e cases de sucesso fazem parte da programação do evento, que acontecerá no Mercure Hotel, localizado na Orla de Atalaia.

Debate

O candidato a prefeito de Aracaju, Almeida Lima (PPS), fecha na próxima sexta-feira a rodada de Almoço com Negócios organizada pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese). O almoço dos empresários com o prefeiturável vai acontecer no Mercure Aracaju Delmar, a partir das 12h. Os candidatos João Alves Filho (DEM) e Valadares Filho (PSB) já apresentaram suas propostas aos sócios da Acese.

Na tela

Melhor filme pelo júri popular do Festival do Rio de 2010, O Senhor do Labirinto, de Geraldo Motta, está sendo exibido no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro. Em cartaz até 7 de outubro, o filme conta a história do sergipano Arthur Bispo do Rosário, esquizofrênico que, ao longo das cinco décadas em que permaneceu internado em instituições psiquiátricas, produziu um acervo de objetos, bordados e estandartes, hoje considerado como uma referência na arte contemporânea brasileira.

Campeão

Finalmente terminou ontem o quadrangular batizado de Copa Governador do Estado. O Confiança, que jogava pelo empate, derrotou o Clube Sportivo Sergipe por 2 a 0 e sagrou-se campeão, ganhando o direito de participar da Copa do Brasil ano que vem. Com o fim do desgastante quadrangular, os times da primeira divisão entram de férias até o início do campeonato sergipano do ano que vem.

Do baú político

Ocorrido na década de 50, o assassinato do prefeito de Ribeirópolis, Josué Passos (UDN), colocou udenistas e pessedistas em pé de guerra. O governador Leandro Maciel (UDN) soube da morte do amigo no Colégio Tobias Barreto, em Aracaju, onde participava de uma festa. Imediatamente, seguiu para Itabaiana na companhia do secretário da Segurança Pública, Eribaldo Vieira, de onde comandou as primeiras ações para prender os criminosos. Os membros da família Ceará foram logo acusados pela UDN como os responsáveis pelo atentado, tendo sido presos quatro irmãos do líder político Baltazar Santos. Este fugiu para o sertão da Bahia, porém suas fazendas foram queimadas. O delegado de Dores, odontólogo Manoel Cardoso, o “Manuca”, estava com Leandro em Itabaiana quando soube que a polícia havia prendido todos pessedistas de Dores. Retornou e soltou todo mundo porque pensava que Juca, principal líder do PSD no município, estava entre os detidos. “Eu me hospedava na casa dele. Já pensou se o tivessem prendido também?”, indaga Manoel Cardoso. Apesar das violentas brigas entre UDN e PSD, “Manuca” continuou se hospedando na casa do amigo Juca.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais