Quando os acordos só servem para alguns

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Ontem, 27, pela manhã, após o anúncio do apoio do grupo do senador Amorim a candidatura de Valadares Filho, PSB, a prefeito de Aracaju as redes sociais foram inundadas por criticas de petistas e apoiadores da candidatura de Edvaldo Nogueira, do PCdoB.

Sem entrar no mérito do apoio e dos dividendos eleitoral ou não, é preciso lembrar que em Aracaju e Sergipe, tirando os partidos

pequenos de esquerda, todos os outros não podem criticar acordos e alianças sob pena de cuspirem no prato que comeram.

Um bom exemplo é a eleição de 2008, quando Edvaldo foi reeleito no 1º turno, no limite (51%), dos votos tendo como apoio decisivo os partidos do grupo do então deputado federal Eduardo Amorim.

E os petistas parecem não lembrar. Quem avalizou o acordo? Marcelo Déda então governador. O articulador principal foi o saudoso Bocão, Rosalvo Alexandre.  Ou seja, Edvaldo foi o primeiro a receber o apoio de Amorim e na eleição seguinte, Déda fez a aliança, mas com um detalhe: Pela primeira vez perdeu em Aracaju para João Alves. E Jackson Barreto foi candidato a vice e coordenador da campanha de Eduardo Amorim ao Senado.

Rejeição de Edvaldo em 2012 – Era 2010 e algo começava a dar errado em Aracaju. A prova maior foi em 2012, quando Valadares Filho não chegou ao 2º turno e a rejeição de Edvaldo era altíssima. Aliás, ele só foi aparecer na campanha na última semana quando duas pesquisas cogitavam a possibilidade de 2º turno.

Pelas criticas nas redes sociais ontem, 27, parece que os acordos só servem para alguns.

“Faz o que eu digo, mas não faças o que eu faço”  A frase cabe  bem para sabidos que ontem precisaram do grupo Amorim para se elegerem e hoje tentam esconder o passado.

Já o mérito do acordo eleitoral quem vai avalizar se for certo ou errado será o eleitorado em outubro. E ele já bate à porta.

André Moura esquece do passado recente e mostra soberba
O deputado André Moura está esquecendo do passado recente de defesa de Eduardo Cunha, acusado na Lava Jato, mostra soberba e tenta diminuir o tamanho do governador Jackson Barreto. Para o líder de um presidente sob suspeita, André deveria ter um discurso conciliador e não de atacar gratuitamente um governador.

Gama: André tem costume de se explicar a PF
Por nota a imprensa, o presidente estadual do PMDB, João Augusto Gama da Silva, repudiou as declarações do deputado federal André Moura e foi direto: ‘André Moura pode não ter o costume de discutir com um governador de estado mas com certeza tem muito costume de discutir e se explicar para a Policia Federal, Ministério Público e a Justiça devido aos diversos processos que responde por corrupção, formação de quadrilha e até tentativa de assassinato.”, disse afirmando que ele faltou com respeito com o povo de Sergipe.

Ivaldo José entrega liderança
Um detalhe ontem,27, no anúncio do grupo de Amorim ao candidato Valadares Filho. Vários vereadores da bancada de João, inclusive o líder, Ivaldo José que – segundo informações – entregou a liderança do prefeito na Câmara. E todos devem fazer oposição ao prefeito. Não dá para acender uma vela para Deus e outra para o ….

Discurso contra “golpista” não cabe no palanque do PT. Tem votos do PMDB e PRB
Ontem, 27, alguns petistas publicaram nas redes sociais que o acordo entre o PSB e o PSC era de “golpistas”. Uma palavra que não cabe no palanque de Aracaju. Ou eles vão vetar o PMDB de Fábio Reis e o PRB de Jony Marcos na aliança? Cada macaco deve olhar para o rabo…

PDT continuará na aliança com o PSB
Ontem, 27, a tarde o prefeito de Socorro e presidente estadual do PDT, Fábio Henrique já participou de reuniões da campanha de Valadares Filho. Pelo que se vê não adianta especulações, Fábio Henrique é um homem de palavra e vai participar na linha de frente da campanha em Aracaju.

Parabéns SSP. Aumento do policiamento ostensivo reduziu em 80% assaltos a ônibus
Um dado que o blog recebeu em primeiro mão que merece aplauso ao secretário da SSP, João Batista e toda cúpula da PC e da PM, apesar da violência assustadora: de 01 a 13 de julho (data do assassinato do cobrador) foram 76 assaltos a ônibus. Uma média de cinco assaltos diários. De 14 a 24 de julho foram apenas 11 assaltos, uma média de Um por dia. Uma redução de 80% em Aracaju e região metropolitana.

Como foi a morte do policial civil?
Ontem, 27, foi sepultado o corpo do policial civil  Ademilson da Conceição Santos morto por um disparo acidental de um colega. Ao contrário do enterro do delegado há 10 dias, o sepultamento, num cemitério público não teve autoridades, mas um calor humano enorme dos amigos e familiares.  Sem repercussão na mídia,  a imprensa se cala. Como foi essa morte? Pergunta que não quer calar?

TCE pode virar hospital
É pelo jeito os conselheiros e funcionários do TCE estão precisando de estrutura médica urgente. Nos últimos dias já foram contratados concursados nas áreas de enfermagem (dois) e odontologia (um). Enquanto isso o servidor mortal do governo estadual tem que enfrentar o IpesSaúde. Quase igual…

Frei Paulo: asfalto cedido por Aracaju no ano passado não foi restituído ainda. MPE investiga
Através de uma representação da vereadora Lucimara Passos, PCdoB, o MPE de Sergipe, através do promotor Bruno Melo Moura investiga se as caçambas enviadas pela Emurb a Prefeitura de Frei Paulo no ano passado foram pagas. Através de ofício, no último dia 20, a então presidente da Emurb Socorro Cacho, informou ao MPE que até aquela data a Prefeitura de Frei Paulo não tinha restituido.

Em setembro de 2015 Emurb repassou 24 toneladas de asfalto a Prefeitura de Frei Paulo II
No mesmo ofício, Socorro Cacho, informou que foi expedida uma nova notificação extrajudicial para quitação da restituição e que ultrapassando a data a Emurb acionaria a Prefeitura na Justiça. Em setembro de 2015 a Emurb cedeu a Prefeitura de Frei Paulo 24 toneladas de asfalto.

Trabalhadores  do apoio do Forró Caju não receberam dinheiro da Secom
O blog recebeu um e-mail de algumas pessoas (cerca de dez) informando que trabalharam no setor de apoio do Forró Caju e ainda não receberam.  Eles foram contratados diretamente pela Secom da Prefeitura de Aracaju. Como provas tem as camisas e os crachás com o nome “staff”. Fizeram serviços de logística, principalmente nos palcos.  Vão enviar a denúncia a Superintendência Regional do Trabalho e MPE. No e-mail eles informaram que a empresa que coordenou o evento pagou todos os trabalhadores já a Secom deixou todos eles sem explicação alguma.

SMTT Aracaju: quantos quadriciclos foram apreendidos? Quantas multas?
Perguntas que não querem calar a SMTT de Aracaju que gasta combustível nas praias de Aracaju fingindo que está fiscalizando: quantos quadriciclos foram apreendidos? Quantas multas? Ou a SMTT não sabe da resolução do Contran?

PMDB define candidatos em Itaporanga amanhã, 29
Amanhã (29), o Diretório Municipal do PMDB da cidade de Itaporanga d’Ajuda realiza a Convenção Municipal, na qual serão indicados os nomes dos pré-candidatos ao cargo de prefeito, vice-prefeito e vereadores da coligação para as eleições 2016. O encontro será no Centro Cultural de Itaporanga D’Ajuda, a partir das 19h.

Fórum Social de segurança pública é criado pela OAB/SE
Na abertura da audiência pública realizada ONTEM, 27, na sede da OAB, o presidente Henri Clay Andrade comunicou a decisão da entidade de instaurar o fórum social permanente de segurança pública. Durante o evento a OAB reafirmou as críticas decorrentes da ineficiência de política preventiva de segurança pública para evitar assassinatos e constantes assaltos que vêm ocorrendo constantemente em todo Estado de Sergipe.

Campanha
A OAB conclamou a todos para se engajarem na campanha “PAZ NAS RUAS: POLÍCIA COMUNITÁRIA JÁ!” Na oportunidade o presidente da OAB enfatizou que a presença de policiais nas ruas e nos bairros das cidades é a primeira medida urgente que se impõe para debelar a dramática situação de insegurança por que passam os sergipanos.

União
"É preciso unir forças para um novo pacto social. Através do fórum vamos propor e cobrar políticas efetivas e eficientes de segurança preventiva. Vamos instalar o observatório da sociedade, como instrumento de controle social. Pretendemos continuar dialogando com o governo, com o objetivo de contribuir para debelar a violência," enfatizou Henri Clay.

Encontro
O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) – participou através do seu diretor-presidente, Léo Araújo, de um encontro com o novo presidente da autarquia, Carlos Azevedo. O evento foi promovido pelo Fórum Nacional dos Dirigentes dos Órgãos Delegados do Inmetro e aconteceu na última segunda-feira, 25, no Rio de Janeiro.

Encontro II
Da reunião, vieram boas notícias: um novo encontro no dia 16 de agosto, desta vez em Brasília e com dirigentes de todo os Institutos de Pesos e Medidas do país; e outro no dia 17 de agosto, com o ministro Marcos Pereira, titular da pasta da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior. O objetivo principal é traçar estratégias para superar as dificuldades financeiras que vêm dificultando as atividades na Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I).

Seminário sobre experiências positivas na educação pública
Amanhã, 29, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), através da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, presidida pela deputada Ana Lúcia, realizará o seminário "As Experiências que Deram Certo na Educação Pública". O evento tem o objetivo de demonstrar que quando a educação é priorizada pelo poder público, os resultados são refletidos na aprendizagem.

Experiências
O seminário começará abordando a experiência do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque (Salvador – BA). Em seguida, para representar uma experiência bem-sucedida no campo, foi escolhida a Escola Municipal Francisco José dos Santos que fica localizada no Projeto de Assentamento Oito de Outubro, município de Simão Dias-SE. No turno da tarde, será a vez de conhecer os Centros Juvenis de Ciência e Cultura do Estado da Bahia (CJCC). Seus coordenadores falarão sobre essa experiência que se tornou exemplo de inovação e criatividade na Educação Básica e que já recebeu o certificado do selo Unicef da 11ª Edição do Prêmio Itaú-Unicef de escolas que se destacam em Educação Integral.

Inscrições
O seminário terá início às 8h30 e ocorrerá no Plenário da Assembleia. Os interessados em participar podem se inscrever através do e-mail http://seminarioexperienciaseducacao@gmail.com

Disseminadores de Educação Fiscal
Estão abertas até o dia 15 de agosto as inscrições para o Curso de Disseminadores de Educação Fiscal, promovido pelo Programa Nacional de Educação Fiscal (Pnef) e realizado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), com foco na formação de instrutores em gestão democrática dos recursos públicos e função social dos tributos, entre outros temas ligados à educação fiscal.

Público-alvo
O público-alvo do curso – além de pessoas da sociedade interessadas no tema – é formado por professores das redes pública e particular, servidores administrativos e técnicos das secretarias de finanças e planejamento. São quatro módulos de estudo, com um conteúdo lecionado por meio de fóruns e chats na internet. Ou seja, o curso é todo on-line e os únicos pré-requisitos para participar são ter disponibilidade de tempo, conhecimentos básicos de informática e possuir endereço eletrônico (e-mail).

Inscrições
As inscrições podem ser feitas pessoalmente, no 4º andar do prédio sede da Sefaz/SE, na Subgerência Geral de Educação Fiscal de Sergipe (Av. Tancredo Neves, 151 – Centro Administrativo Augusto Franco), ou através de email para o endereço http://edfiscal@sefaz.se.gov.br, identificando o assunto como “Inscrição para o Curso de Disseminadores de Educação Fiscal”, com nome, RG, CPF, endereço, telefone para contato, profissão e local de trabalho.Para mais informações sobre o Curso de Disseminadores da Educação Fiscal, basta entrar em contato com a Secretaria da Fazenda pelos telefones 3216-7331 ou 3216-7250.

Yoacan no Mundial da Indonésia. Mais ajuda. Curso de Defesa Pessoal hoje, 28
E o atleta Yoacan Jócelis continua recebendo apoio dos colegas das academias, através da Askase, para conseguir recursos para a

disputa do Mundial da Indonésia no fim do mês de agosto. A família Ronald Bruce, ajudou. E também o professor José Vlademir. Hoje, 28, tem Curso de Defesa Pessoal na Academia Transpiração Kondo Dojo (praça da Imprensa), ministrado por ele, o sensei Yoacan. Será as 19h30 com o preço de apenas R$ 20,00.

Empregados comércio x patrões. Sem acordo
A Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de Sergipe e seus Sindicatos filiados, continuam no processo de negociação da data-base das categorias profissionais. Segundo o presidente da Fecomse, Ronildo Almeida, as propostas ainda não são satisfatórias: “nós temos perdas no período de primeiro de maio de 2015 a 30 de abril de 2016 e precisamos avançar também nas conquistas sociais, pois além da necessidade dos comerciários, é o momento do patronato saudar suas dívidas com a classe dos trabalhadores e trabalhadoras”, pontuou.

Velhos discursos
Para Ronildo Almeida, não é de bom tom sentar à mesa para, mais uma vez, ouvir lamentos dos empresários, até porque tanto faz as vendas serem boas ou ruins, os discursos sempre foram os mesmos e a negativa de se oferecer salários descentes a todos esses que ajudaram a construir o patrimônio das empresas.

Urgência
– Temos urgência de se discutir com todo o patronato, liderado pelo deputado federal Laércio Oliveira, uma negociação unificada e respeitosa para os trabalhadores, sem picuinhas ou divisionismos, tentando tirar proveito da miséria em que se encontra as categorias, com assessorias que não tem sensibilidade, nem convívio com a produção dos trabalhadores, no seu dia a dia.“É importante a quem lidera, trazer para si a responsabilidade do respeito e da  harmonia para com a classe trabalhadora”, acrescentou Ronildo Almeida.

SEBRAE e ABAD firmam parceria
Empreendedores ligados a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados estarão reunidos no Auditório do SEBRAE nessa quinta feira, 28 de julho, às 19h. O objetivo é participar do Seminário de Sensibilização e Assinatura do Termo de Intenção das empresas que farão parte do Projeto Varejo Competitivo 2016/2017.

Seminário
“O Seminário de  Sensibilização e Assinatura do Termo de Intenção  faz parte do Convênio de Cooperação Técnica e Financeira ABAD/SEBRAE nº 51/2015. O objetivo é promover o fortalecimento e o aumento da competitividade dos pequenos negócios do varejo alimentar do autosserviço por meio da aplicação de um programa de capacitação, orientação técnica e consultoria no ponto de venda”, explica a analista do SEBRAE Mercia Aragão.

Coordenação
O projeto será implementado e executado sob a responsabilidade e coordenação da ABAD, com apoio das afiliadas e parceria do SEBRAE. Já confirmaram presença no evento representantes do SINCADISE, FECOMÉRCIO, ABAD e ASSE.

Parceria nova
O Instituto GBarbosa (IGB) firma mais uma parceria. Desta vez, o beneficiado é o Projeto Recriarte, entidade que oferece para crianças e adolescentes do Santa Maria inclusão social através de reforço escolar, esporte, arte e cultura. Com o apoio do Grupo Cencosud e do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE/SE), a parceria disponibilizará ao Recriarte, semanalmente, a doação de horti-frutis, cereais, laticínios, carnes, alimentos de padaria, produtos lácteos, farináceos enlatados, produtos de higiene e limpeza que já perderam seu valor comercial, mas que ainda mantenham todos os valores nutritivos.

Parceria nova II
As doações, que virão das lojas GBarbosa Hiper Sul e Santa Maria, contribuirão para complementar a alimentação das crianças e adolescentes atendidos pelo Recriarte. Para oficializar esta nova parceria, o vice-presidente do IGB, Fábio Oliveira, e um representante do MPE/SE levarão a primeira doação ao Recriarte nesta quinta, 28.

Sexta Cultural
Uma exposição com obras do artista plástico Melcíades estará entre as atrações da Sexta Cultural do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), que ocorrerá  amanhã, 29, a partir das 10h, no Espaço Cultural Ministro Carlos Ayres de Britto, localizado no hall da Corte de Contas.

Produção artística
Esta será mais uma ação do Tribunal voltada a disseminar a produção artística e cultural do Estado. Entre as atrações haverá ainda o relançamento dos livros “Versos em Flama”, de Waldemar Bastos Cunha, e “Simão Dias”, de Alina Paim e coordenação de Gilfrancisco, bem como apresentação musical de “Fados Tropicais”, do Grupo Alentejo

PELO TWITTER

www.twitter.com/gilbertotv  Não economize amor…ele não foi feito pra ser parcelado.

www.twitter.com/marcelopsuzano  Busque a paz dentro de você. Tudo que se vive para fora é resultado de como nos encontramos interiormente.

www.twitter.com/WalterCosta_aju  "O destino não é uma questão de sorte, é uma questão de escolha. Não é algo para se esperar, é algo para se conquistar."

www.twitter.com/RicMarquesTV O erro não é o fim da estrada; é uma parada para trocar o pneu.É uma oportunidade para fazer melhor da próxima vez.

www.twitter.com/AntonioSamarone  A Rede de Marina se perdeu cedo, ficou sem rumo. Em Aracaju, o @psol_sergipe rejeitou aliar-se com a Rede.

www.twitter.com/Mmauriciolobo   Na política existe o tempo para tudo, se você não engrossar o gogó e cantar de galo, acaba morto com pescoço puxado e jogado na panela.

www.twitter.com/requiaopmdb  Íntegro, incorruptível.Homens como Mujica são imprescindíveis.

DO LEITOR

DAQUI DA ARQUIBANCADA*

O programa “Linha de Passe” da ESPN do último dia 18 de julho destacou algo interessante em relação aos nomes dos atuais jogadores de futebol do Brasil: são quase todos compostos, a exemplo de Rodrigo Caio, Tiago Maia, Lucas Lima, Ricardo Oliveira, Philippe Coutinho e por aí vai. Os veteranos jornalistas José Trajano e Juca Kfouri trataram, saudosamente, de lembrar os bons tempos em que se tinham nomes simples e dissílabos como Pelé, Didi, Zico, Tita, Pita etc. Acho, nesse ponto, que ficamos muito lusitanos na questão. Quando era criança, na década de 80, e jogava no campo de terra batida do Fluminense de Olindina/BA, os jogadores amadores mais velhos já advertiam aos jovens atletas que para terem sucesso nessa arte teriam que começar por possuir um bom nome ou ao menos um apelido compatível com a tradição futebolística. No meu caso, era uma tragédia: Manoel. Diziam que pelo meu nome eu haveria de ser dono de padaria, bodega ou de armazém de secos e molhados. Noutras palavras, o meu nome acabou estragando o meu bom futebol (isso numa quimera hiperbólica). Por outro lado, na esfera profissional, os nomes no diminutivo eram muito comuns e soavam como um bom cartão de apresentação ou atributo. Mauricinho, Pedrinho, Joãozinho, Paulinho, Serginho, Jorginho, Nelsinho eram costumeiros exemplos. Já o sufixo “ão”, demonstrava que o aspirante a jogador ou seria zagueiro ou seria centroavante trombador, que o digam Ronaldão, Geraldão, Luizão, Fernandão etc. O futebol também é engraçado e folclórico por reunir nomes incomuns e até bizarros. Por exemplo, na década de 50, o Paysandu/PA tinha um ataque que marcou época formado por Cacetão e Pau Preto. Já a Bahia, de onde sou natural, é terreno fértil para nomes inusitados, vejamos: Dois Lados, atacante do Bahia na década de 20; Pega-Pinto, atacante do Bahia na década de 30; Coveiro, goleiro do Galícia na década de 40; Fala Baixinho, meia atacante do Galícia na década de 40; Lembrança, jogador do Bahia na década de 70 e, por fim, Ventilador, atacante do Vitória na década de 60, isso para resumir. Afora isso, pode-se escalar um bom time de futebol só com jogadores com nomes de animais, observem: 1 – Leão, Goleiro (Palmeiras); 2 – Coelho, lateral direito (Corinthians/Atlético/MG); 3 – Pavão, zagueiro (Flamengo/Santos), 4 – Formiga, zagueiro (Santos); 6 – Bezerra, lateral esquerdo (São Paulo); 7 – Garrincha, ponta direita (Botafogo); 5 – Falcão, meio campo (Internacional), 8 – Ganso, meio campo (São Paulo/Sevilha); 10 – Canário, meio campo improvisado (América/RJ); 11 – Lula, ponta esquerda (Fluminense/Internacional); 9 – Pato, centroavante (Corinthians).

Penso que o futebol brasileiro tonou-se menos popular e mais aristocrático em termos de nome e até de público (mais isso será objeto de outro comentário). Saudade da geral do Maracanã! Talvez devêssemos retornar às origens. Futebol é humor, acima de tudo. Que surjam mais Beijocas, Fio Maravilhas, Vampetas, Biongas, Sapatões, Baiacos, Pinguelas etc.

Palpites da rodada:
Figueirense 1 x 2 Vitória; Sport 2 x 1 Atlético/PR; Atlético/MG 3 x 1 Santa Cruz; Fluminense 1 x 1 Ponte Preta; São Paulo 2 x 0 Chapecoense; Santos 4 x 1 Cruzeiro; Internacional 1 x 1 Corinthians; Coritiba 0 x 2 Flamengo; América/MG 0 x 2 Grêmio; Botafogo 2 x 1 Palmeiras.

Destaque da semana:
A 16ª rodada do campeonato brasileiro serviu para embolar ainda mais a parte de cima da tabela, com a derrota do Palmeiras para o Galo Mineiro e o empate inesperado do Corinthians ante o Figueirense. Quem se aproveitou dos tropeços acima foram Grêmio e Santos que venceram São Paulo e Vitória, respectivamente. O campeonato deste ano chama a atenção pelo grande equilíbrio, pois desde o certame de 2008 que não se tinham seis clubes separados por cinco pontos nesse estágio da competição. Independente de uma visão passional de torcedor, acreditamos que o Santos tem grande chances de conquistar o título este ano, mesmo com os três desfalques decorrente da convocação para a seleção olímpica brasileira: Tiago Maia, Zeca e Gabigol. O Palmeiras tem um grande elenco, mas falta-lhe um bom meia armador. Para piorar a situação, perdeu Gabriel Jesus e Fernando Prass, também convocados para a seleção olímpica. Cuca faz sempre bons trabalhos, mas ganhou pouquíssimos títulos ao longo da sua já longeva carreira. Por outro lado, Dorival Júnior parece se encontrar no Santos. É na equipe da Vila Belmiro que ele sempre fez e faz os seus melhores trabalhos. Corinthians e Grêmio, por seu turno, não nos parece que tenham elenco suficiente para manter um padrão de jogo e um nível técnico que lhes assegure a condição de liderança. Por fim, o Flamengo. Bem, o Flamengo, na eficiente gestão de Bandeira de Melo, está começando a formar uma grande equipe, mas acho difícil que o título venha já neste ano. Porém, o Flamengo caminha a passos largos para num futuro próximo se tornar hegemônico no futebol nacional, pois conseguiu equalizar as dívidas e passou a receber receitas muito superiores às dos seus concorrentes diretos. O mengo foi o primeiro time do Brasil a instituir uma “lei de responsabilidade fiscal” própria. O poder econômico do Flamengo (aliado a uma torcida colossal e a uma gestão austera e competente) fará com que ele retome as glórias do passado.

MANOEL DANTAS – Advogado e Santista*

ARTIGO

Polícia Comunitária  por Sargento Edgard Menezes*

Há alguns anos tenho dito, que a segurança pública de Sergipe, começa por uma boa reestruturação do Policiamento Comunitário.

Não quero com isso, dizer que todos os problemas na área de segurança pública estariam resolvidos, mas seria um grande avanço.

A população mora em bairros, e é lá que a polícia deve se fazer presente, o policial comunitário passa a conhecer a população daquele logradouro e vice-versa.

Não é somente abrir um letreiro escrito PAC ( Posto de Atendimento ao Cidadão ), em uma casa alugada e dizer a população que reestruturou a Polícia Comunitária.

É necessário o remanejamento do efetivo policial, precisa ter uma estrutura para a instalação dos policiais, tem que ter viatura, garantir três pm's na viatura fazendo patrulhamento no bairro, e dois recepcionando o cidadão que chega para solicitar ajuda, ao mesmo tempo que realizam o policiamento próximo a área do PAC.

Me perguntam se é possível manter postos comunitários abertos, pois sabemos que o efetivo é diminuto. É possível, temos o BESP ( Batalhão Especial de Segurança Patrimonial ), o PAC é um patrimônio do povo, a PM deve utiliza-los para manter os postos abertos e no atendimento do cidadão, enquanto os demais fazem rondas.

Seria um ganho significativo em segurança pública, os bairros ocupados por policiais militares, enquanto que outros Batalhões ou Cias, como a Rádio Patrulha, GETAM, CHOQUE, Cavalaria, ficam livres para fazer o recobrimento das áreas de ligação entre os bairros, ou chegam em apoio a uma possível ocorrência de maior gravidade.

É uma ideia que pode ser melhorada, mas tenho certeza que é um norte para melhorar a segurança pública de Sergipe. Sempre coloquei essa ideia para meus superiores, infelizmente nunca fui ouvido.

*cidadão brasileiro

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A morte não é o sono eterno. […] A morte é o início da imortalidade!” Maximilien de Robespierre, líder da Revolução Francesa, morreu em 28 de Julho de 1794 (n. 1758)

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais