AJU: do discurso arcaico e o futuro

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Ao todo são sete candidatos a prefeito de Aracaju. Entre os três mais fortes, um é o atual prefeito (João Alves), outro é o ex-prefeito (Edvaldo Nogueira). e o terceiro Valadares Filho, que foi candidato a prefeito em 2012.

E a comparação na campanha eleitoral será normal. João vai mostrar o que fez e como encontrou a prefeitura. Só para lembrar, se hoje João tem índices altos de rejeição administrativa em 2012, os índices de Edvaldo não eram diferentes.  A mobilidade urbana, o caos na saúde e obras inacabadas e mesmo não iniciadas com recursos em caixa eram alguns dos gargalos.

Aracaju precisa de um gestor sem compromisso com os velhos métodos de fazer política. Aliás, triste quem apostar no velho discurso “da elite e da vitimologia”. E fica difícil falar em  elite quando mora-se no metro quadrado mais caro da cidade, frequenta os melhores restaurantes e tem  riqueza na família.

João Alves prometeu aprovar um novo Plano Diretor e não fez. Aracaju precisa de um Plano Diretor voltado para preservações do meio ambiente da Zona de Expansão, entre outros. E um gestor comprometido com um setor da construção civil não fará essa mudança.

Outro discurso enfadonho é a crise. Duas capitais vizinhas de Aracaju, Maceió e Salvador vivem uma fase de crescimento e com obras sendo realizadas. Ou seja, o problema é de gestão.

É preciso uma equipe técnica e preparada. Com profissionais que pensem Aracaju com uma visão desenvolvimentista e ao mesmo tempo implante e atue em ações públicas que melhorem o cotidiano das pessoas.

A campanha eleitoral está mais curta. O horário eleitoral também. Triste quem apostar nas picuinhas, no discurso arcaico e na vitimologia.

Aracaju precisa de uma equipe sem o ranço do passado e sem os erros do presente.

Clóvis não deixe o TCE/SE consolidar o faz de contas. Denúncia Machado
Enquanto o Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), anunciou imediatamente a abertura de uma investigação sobre as denúncias do vice-prefeito José Carlos Machado acusando o secretariado da Prefeitura de Aracaju, o TCE silencia. A denúncia foi veiculada no dia da sessão do pleno do órgão. E ninguém pediu uma auditoria já. Clóvis não deixe o TCE/SE consolidar o faz de contas.

MP também silenciou
E no Ministério Público, há estranheza sobre o silêncio de alguns secretários em razão da declaração do vice-prefeito José Carlos Machado. Segundo um promotor, a gravidade da acusação, não permite ausência de manifestação, mas admite ser quase impossível se investigar o “silêncio”.

Fogo amigo
Enquanto amigos e aliados do prefeito João Alves Filho (DEM) demonstravam tristeza e preocupação com a veiculação de um áudio bombástico, com acusação de roubo na administração municipal de Aracaju.Um auxiliar influente vibrava dentro do gabinete de um órgão importante da administração municipal. A alegria do auxiliar despertou a atenção de um assessor direto que ficou sem entender o motivo de tamanha euforia.

Fogo amigo II
A declaração de Machado sobre o comportamento dos auxiliares da prefeitura, foi o ponto alto das discussões políticas no final da semana passada. É quase unanimidade o entendimento de que Machado não quis se referir a todos indistintamente, mas independente de qual tenha sido a intenção dele, não cabe tentar esquecer a gravidade do conteúdo, para eleger como prioridade, o suposto vazamento. Até porque a partir do momento em que a autoria da declaração foi assumida, o tal vazamento, passa a ser coisa secundária.

Fogo amigo III
Embora possa parecer irracional, mas o vazamento poderia ter sido feito, até mesmo por um amigo do vice-prefeito, para vingar o processo de humilhação ao qual ele estava sendo submetido.

Quatro deputados disputam as eleições este ano
Dos 24 deputados estaduais (2 estão afastados) quatro disputam as eleições municipais deste ano: padre Inaldo em Socorro, Gilson Andrade em Estância, Antonio dos Santos em Aracaju e Valmir Monteiro em Lagarto.

Suplentes que torcem pela vitória dos deputados candidatos
O deputado padre Inaldo, eleito por uma das  coligações governista (PDT,PCdoB,PRB,PROS, PSDC e PRP) tem como primeiro suplente Diógenes Almeida (que é candidato em Tobias Barreto) e segundo suplente Matos do PROS (que é candidato em Aracaju) e terceiro suplente Roberto de Gil (Tobias Barreto). Já a coligação dos deputados Gilson, pastor Antônio e Valmir Monteiro, tem como suplentes pela ordem: Adelson Barreto Filho, Gilmar Carvalho e Daniel Fortes.

AJU:Quatro vereadores não são candidatos à reeleição
Na Câmara de Aracaju, dos 24 vereadores, quatro não são candidatos à reeleição. Adelson Barreto Filho, com chances reais de assumir na Alese, como primeiro suplente não disputa. No lugar dele o tio disputará. Dr. Emerson é candidato a prefeito e Jailton Santana candidato a vice de João. Já o médico Agnaldo anunciou que sai da política.

Heleno: “os dois nomes não são bons para enfrentar os desafios que Canindé está passando agora”
Em uma mensagem gravada passada para todos os secretários e auxiliares da administração, o prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva, que não disputa à reeleição avisou que na eleição não tem candidato. “Os dois nomes não são nomes bons para enfrentar os desafios que Canindé está passando agora. Não apoiarei ninguém, a minha participação na política de Canindé se dará apenas a apoio a candidatos a vereadores”.

Heleno pede que auxiliares entreguem cargos se forem para campanha
O prefeito Heleno Silva, na gravação, deixou os auxiliares à vontade para escolher o candidato a prefeito, mas pediu equilíbrio para não prejudicar a administração. “Se você é um assessor e quer mergulhar numa campanha então por favor, vá para a campanha e deixe o espaço para outra pessoa fazer a gestão. Não tenho preferência e não tenho candidato a prefeito em Canindé”, reforçou.

Duas candidaturas em Canindé
Em Canindé do São Francisco são dois os candidatos a prefeito: Orlando Andrade, ex-prefeito forma a chapa tendo como vice,Ednaldo da Farmácia. Do outro lado Marcondes Marinho tendo como vice, Adilson Júnior, conhecido como Cachorrão.

Legado de Pedrinho Valadares
Surpreendeu a todas as lideranças o discurso forte e emotivo do jovem Rodrigo Valadares, 26, presidente do PTB na convenção do PSB em Aracaju. “Não entrei na política por ambição, mas para continuar o legado e a história de Pedrinho Valadares em prol do desenvolvimento de Sergipe”.

São Cristovão merece um gestor capaz e responsável
A cidade histórica de São Cristovão não vem tendo sorte com prefeitos nas últimas décadas. São escândalos e mais escândalos sem contar num grupo que usava (e usa) o populismo para enganar a maior parte da população. Agora o eleitorado tem chance de eleger um gestor capaz e responsável. O blog não tem duvida do amor de Marcos Santana por São Cristovão. E ao lado de Adilson Júnior, que foi uma grata surpresa na secretaria de esportes, pode alavancar São Cristovão. Potencial a cidade tem.

Salário PM/SE em 22º lugar no país segundo
As redes sociais dos policiais militares de Sergipe foram inundadas no fim de semana com um gráfico ( do site stive, sobre segurança e defesa) dos estados e os salários iniciais da carreira militar. Sergipe, que já esteve entre os dez melhores, hoje encontra-se em 22º lugar e só  ganha para os estados do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraíba e Bahia.

Desistência
Coligação firmada pelo DEM, PSDB e PEN vai servir apenas para eleger dois vereadores. Há inclusive boatos de que João não levará a campanha até o final, e que a candidatura foi lançada somente para viabilizar a coligação proporcional.

Nem PPS nem PMDB
Edvaldo Nogueira (PCdoB), na convenção que homologou o seu nome como prefeito, disse que iria administrar Aracaju a quatro mãos, as dele e as da candidata a vice Eliane Aquino (PT). É possível que não tenha se lembrado das mãos do PPS e PMDB.

João e Jackson: maldade
E o boato maldoso nos bastidores foi que  a candidatura de João foi quase uma imposição de Jackson para que houvesse segundo turno, intermiada por Robson Viana. Coisa que o blog custa a acreditar. O boato estende a ideia que Jackson lutou incessantemente para montar a chapa de João Alves, apenas para que Edvaldo possa ter um discurso de campanha.

Indecisão
Walker Carvalho, diz para decidir disputar a reeleição, João Alves Filho atendeu pedidos da população. Como isso pode ser verdade, se a cada cinco minutos ele mudava de decisão? Quem acredita que a nossa população seja tão indecisa assim.

Ecletismo
Em Socorro uma chapa montada para disputar pleito de 2016 pode acabar recebendo a unanimidade dos votos. É que o candidato à prefeito, apoia o “VOLTA DILMA e FORA TEMER” enquanto o vice apoia o “FICA TEMER E FORA DILMA”. Dessa forma todos os eleitores socorrenses estarão contemplados.

Golpe
Passada as convenções, a palavra “golpe” vai ter que desaparecer da boca de alguns militantes políticos. É que o PT firmou alianças diversas e entre seus aliados estão diversos partidos que apoiaram o afastamento da presidente Dilma. Aqui mesmo em Aracaju, o PT estará nas ruas ao lado do PRB e do PMDB, de mãos dadas com os deputados federais Jony Marcos e Fábio Reis, e dessa forma terá que jogar o discurso de “golpistas” na lata do lixo.

Assédio
Surge a informação de que em importante município sergipano a primeira-dama corre os bairros da periferia tentando estabelecer entendimento para que candidatos à vereança peçam votos apenas para ele, e esqueça do majoritário. Um dos candidatos gravou o convite e quer saber se isso pode ou não, configurar assédio eleitoral.

Em Aparecida prefeita do PMDB fecha com o PSC
Em Nossa Senhora Aparecida, a prefeita Vera Sousa, do PMDB, candidata à reeleição escolheu como vice, Adriana de Zé Cutia, do PSC. A escolha desagradou o governador porque vai dividir o palanque com Amorim e André moura. A oposição vai com Jeane da Farmácia, PR, e tendo como vice Marcel Lima, PSDB, neto do ex-prefeito Manoel de Eronildes.

Encontro de Procuradores do Município
Para marcar o Dia do Procurador do Município de Aracaju celebrado no dia 11 de agosto, data em que também é comemorado o Dia do Advogado, a Associação dos Procuradores do Município de Aracaju – APMAJU realiza no próximo dia 12 na capital, o ‘Encontro de Procuradores do Município’.

Palestrante
O evento terá como palestrante principal o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Município, o procurador Carlos Figueiredo Mourão, que irá abordar temas pertinentes à Advocacia Pública, entre eles, a PEC 17 que está no Senado para votação e que defende a obrigatoriedade de concurso público para o cargo de procurador do município.

Novo site
Essa será a primeira visita oficial de Mourão a Sergipe, já que tomou posse como presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Município, no último dia 27 de julho, em Brasília. Durante o encontro, que acontecerá a partir das 12h no restaurante Porto Madero, na Orla da Atalaia, Zona Sul de Aracaju, também será lançado o novo site da Associação dos Procuradores do Município de Aracaju – APMAJU.

PELO TWITTER

www.twitter.com/clovis_silveira  Tô na paz, estou deixando para trás o que não me leva para frente!

www.twitter.com/Marcelo_efron  O que este país precisa é de pessoas que sabem o verdadeiro significado da palavra amar.

‏ www.twitter.com/Pontifex_pt  (Papa Francisco) Aos gestos de ódio e destruição respondamos com gestos de bondade. Vivemos em  sociedade com diversas culturas e religiões, mas somos irmãos.

www.twitter.com/sargentoedgard  Uma dica para evitar confronto com a PM. É só não ir para cima, pronto, tá resolvido.

ARTIGO

Guerreiras x Chinelinhos  por Clarkson Moura

Ainda há preconceituosos "pintas-cegas" e "beatos-fingidos" que consideram o sexo feminino frágil!

A diferença de potencialidade e efetividade entre os dois sexos só existe nos órgãos genitais e nas cabeças retrógradas desses moralistas de 

plantão.

Atualmente, a cada dia, resta mais comprovado o que as Ciências humanas e naturais já tinham verificado experimentalmente: os seres humanos, seja do sexo masculino, seja do sexo feminino, são equipotentes entre si, em qualquer área, setor, âmbito de atividade humana.

Portanto, não hesito em proclamar-me defensor confesso do autêntico "Feminismo".

Em tempo, acrescento, sem subsentido de machismo, reconhecer, de plano, a verdade axiomática da Sabedoria Popular: "Deus fez a mulher cheia de graças".

O resto, a meu falível juízo, não passa de hipocrisia e preconceito, Gente!

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“O mesmo solo que te faz cair é o que te ajuda a levantar-te.” Adágio hindu.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais