CPI Lixo na Justiça: para garantir direito minoria

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Não foi surpresa para ninguém a maioria dos vereadores de Aracaju (16) não aprovar a CPI do Lixo. Foram apenas sete votos favoráveis, mas

esta minoria é o suficiente para garantir que a Justiça dê ganho de causa ao direito constitucional da minoria no legislativo. E o vereador Elber Batalha, autor do pedido de CPI já tinha adiantado que iria a Justiça para garantir este direito.

O que está em jogo, não é o contrato emergencial deste ano, da Emsurb com a Torre. O contrato não foi colocado em prática por conta da Justiça, foram apenas dois dias de coleta do lixo pela Torre sem o respaldo jurídico. Ou seja, o gestor será responsabilizado para pagar.

Pela segunda vez maioria não quer CPI – O que está em jogo e muita gente está com medo é a investigação que vem sendo minuciosamente feita no contrato da Torre com a Emsurb, na gestão passada de Edvaldo Nogueira ( 2009/2012). Foi à própria Emsurb que fez a denúncia no ano passado. São milhões que estão em jogo e que podem deflagrar um episódio não só administrativo, mas político que refletirá em 2018. E por isso a maioria não quer a CPI, como não quis a maioria no ano passado quando Bertulino Menezes, após a denúncia da Emsurb protocolou o pedido de CPI que nem chegou a ser votado.

STF tem garantido o direito da minoria – O Supremo Tribunal Federal (STF), nos últimos anos, por algumas vezes já garantiu o direito da minoria para abertura de uma CPI. Inclusive no caso da CPI da Petrobrás, que a Mesa Diretora não queria instalar e o Supremo garantiu o direito. Na próxima semana a oposição deve ingressar com o mandado de segurança no TJSE. o requerimento da CPI tem nove assinaturas, mas que um terço exigido. E o Regimento da Câmara impede retirada de assinaturas após protocolada a propositura. 

O lixo de Aracaju fede há muito tempo. Quem não deve não teme. O blog defende total transparência é que a Torre, Cavo, Estre, ou seja, lá quem for, se errou tem que pagar. É uma questão, antes de tudo, moral.

Enquanto o lixo fede o prefeito Edvaldo sumiu. A vice, Eliane sumiu. Nenhum dos dois tem coragem de falar no lixo. Quais os motivos?

Aracaju exala muito mais odor do que o esgoto do Bairro 13 de Julho jogado no rio Sergipe.  É torcer que a Justiça de Sergipe novamente garanta o direito constitucional.

Falam em “nem nem nem”, mas tem medo do Lixo. Um lixo que há muitos anos sustenta uma gama de torres de campanhas em vários municípios.

Trabalho do Deotap e do MPE respaldará CPI
E um detalhe: mesmo que tentem atrapalhar o trabalho da CPI do Lixo quando a Justiça determinar a abertura, o trabalho do Deotap e do MPE, que vai encontrar problemas graves, sobretudo,  no contrato de 2012 a 2016, respaldará a Comissão e muitos vereadores não poderão ir de encontro à vontade dos fatos concretos.

Os votos favoráveis a CPI do Lixo
Os  sete votos favoráveis a CPI do Lixo: Américo de Deus, Rede; Cabo Aminthas, PTB; Elber Batalha, PSB; Emilia Corrêa, PEN; Iran Barbosa, PT; Kitty lima, Rede e Lucas Aribé, PSB.

Almeida Lima volta às manchetes nacionais. Agora com a saúde estadual. Não respondeu a FSP
Quem lembra do então senador Almeida Lima, que parou o país, anunciando que tinha uma bomba contra José Dirceu e depois, no discurso não 

disse nada? Ganhou alguns minutos de fama e ficou conhecido como “síndrome de Darlene”, uma personagem de uma novela global. Agora ele volta as manchetes com a saúde estadual.

FSP? Tratamento de infarto tem via-crúcis e abismo entre SUS e rede privada
A Folha de São Paulo publicou ontem uma extensa matéria sobre o SUS e o tratamento de infarto e a via-crúcis. Publicou várias fotos e exemplos de pacientes e a falta de estrutura hospitalar. Enquanto o secretário de saúde de Aracaju, respondeu a reportagem da FSP, o secretário Almeida Lima não respondeu nada. Leia toda a matéria:
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/03/1871057-tratamento-de-infarto-tem-via-crucis-e-abismo-entre-sus-e-rede-privada.shtml 

Saúde estadual: MPF proibiu contratações, mas Almeida tenta burlar através da Funesa
Tem jeito não! Almeida vai dar muita dor de cabeça ao governador. Agora peita o MPF, que proibiu contratações e lançou um edital através da Funesa  para diversas áreas (processo seletivo edital 03/2017). Vão encher a Funesa com qual motivo? Aliás, Almeida não mostrou o enxugamento na Funesa, que poderia muito bem ser reduzida a uma diretoria.  

Carmópolis: Vonley Leite venceu por 6 x 1 no TRE/SE
O candidato a prefeito de Carmópolis, Volney Leite venceu no TRE/SE por 6 x 1, mantendo o registro dele para a eleição suplementar que acontecerá no próximo domingo. Volney tem como candidato a vice-prefeito Beto Caju.

Apareceu prefeito, prefeitura não pode pagar
“Minha cidade na TV”. Uma ótima ideia da TV Sergipe para divulgar os municípios sergipanos. Começou esta semana com o município de Muribeca. O problema é que a chama tem o oferecimento da “Prefeitura de Muribeca.”

Apareceu prefeito, prefeitura não pode pagar II
Ou seja, é pago e iniciou com uma longa entrevista do prefeito, Fernando Franco. Não pode ser pago, é propaganda pessoal clara. Por coincidência no município tem a fábrica de laticínios do dono da emissora e apareceu duas vezes ontem. É muito leite derramado…Com a palavra o TCE e o MPE.

Advino, o trovador do Tanque do Sertão
Amanhã, 01, no município de Aquidabã – durante as solenidades da emancipação política do município – será lançado o documentário “Advino, o trovador do Tanque do Sertão”, com a direção do competente Dida Araújo. Será às 19h30 no Memorial José Augusto. “Uma homenagem a um cidadão de 97 anos que me conquistou pela sua sabedoria e simplicidade. Um trabalho muito rico em que a narrativa do personagem resgata, com detalhes, as memórias do sertão”, explica Dida Araújo. O trailer do documentário:

https://youtube.com/watch?v=pBYAfdkz4uA+

Médico pode ser candidato a deputado
Quem vem sendo assediado por alguns partidos para tentar uma vaga na Assembleia Legislativa é o médico Marcos Kruger, diretor clínico do HUSE e atualmente no PMDB.

Médico pode ser candidato a deputado II
Candidato a vereador pela primeira vez com quase dois mil votos  na capital tem a seu favor um grande trabalho realizado em prol dos trabalhadores da saúde e dos usuários. Tem o nome intocado e muito apoio da imprensa. O tempo dirá. O mesmo também já foi vice prefeito de Arauá.

Autismo. Sessão especial hoje na CMA
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril e para comemorar a data será realizada uma Sessão Especial no plenário da Câmara Municipal de Aracaju, hoje,31, às 9 horas. A Sessão é resultado do requerimento do vereador Lucas Aribé (PSB).

Reflexão
O tema da sessão é “família: saberes, vivências, habilidades, desafios e oportunidades” e tem como propósito trazer para reflexão a importância da família na integração social do filho autista e da sociedade na criação de espaço de socialização e aprendizagem, na perspectiva de fortalecer os caminhos que levam à autonomia e à inclusão social.

Buraco em canteiro na Avenida já provocou diversos acidentes
Começa ano e acaba ano e esse buraco na Avenida Heráclito Rollemberg em frente ao Condomínio vida Bella Permanace, diversos acidentes já 

Buraco na Av. Heráclito Rollemberg em frente a condomínio.

aconteceram e nada de consertarem, as chuvas se aproximam e cada vez mais se acumula lixo nele. A responsabilidade neste caso é da Prefeitura de Aracaju através da Emurb.

Operação “Lava Jato” será tema de palestra na Fecomércio
A operação “Lava Jato”, realizada em várias etapas pela Polícia Federal, que investiga uma série de escândalos de corrupção envolvendo políticos de diversos estados e partidos brasileiros, será abordada na próxima edição do Ciclo de Diálogos Empresariais, promovido pela Federação do Comércio de Sergipe, na próxima segunda-feira (03), na palestra que será realizada pela jurista Tacianny Machado.

Tema
Com o tema “Das Mãos Limpas à Lava Jato”, a advogada, MBA em Gestão Ambiental e Sustentabilidade e MSc em Direito do Trabalho exemplificará como foi realizada a operação que revolucionou a política italiana nos anos 90, desbaratando um esquema de corrupção sistêmica, que levou uma série de políticos a responderem por crimes praticados, resultando na investigação de mais de seis mil pessoas, com quase três mil prisões realizadas.

Local
A palestra que será realizada no auditório do Sesc Centro, na rua Senador Rollemberg, 301, é direcionada para profissionais do direito, empresários, policiais, estudantes, comunicadores e sociedade em geral, que desejam ampliar o seu conhecimento a respeito da “Lava Jato”, suas causas e consequências ao longo de sua atuação.

Turismo em  Itaporanga
Projetos turísticos, de urbanização e de abastecimento de água nortearam a conversa entre o governador Jackson Barreto e o prefeito de Itaporanga D’Ajuda, Otávio Silveira Sobral, ontem, 30. Na ocasião, o prefeito solicitou apoio da gestão estadual para implantação de um calçadão nas proximidades da ponte Joel Silveira, que liga Aracaju à Itaporanga.

Prodetur
“O prefeito trouxe um projeto muito bonito para a implantação de um calçadão, no pé da ponte Joel Silveira, que separa Aracaju e Itaporanga, pelo rio Vaza-Barris. Solicitei ao secretário de Turismo para incluir no projeto de discussão do Prodetur”, explicou Jackson.

Investimento
Sobral informou que, o investimento de R$ 2,4 milhões para construção de atracadouros na ilha Mém de Sá e no povoado Caibrós alavancará o potencial turístico da região e se faz necessário obras estruturantes, como esgotamento e abastecimento de água.  “Nós expomos a necessidade de pensar no abastecimento de água, drenagem e esgotamento sanitário da Ilha Mem de Sá, em firmarmos parcerias com a Deso, Cohidro, DER.

Intervenções
As construções de atracadouros em Caibrós e na Ilha Mém de Sá se inserem entre as diversas intervenções estruturantes que estão sendo realizadas pelo governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte, com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Orçado em R$ 2,4 milhões, o investimento contempla a implantação de orlas amplas e modernas, próprias ao lazer, o que deve permitir a construção de novos bares e restaurantes no local, fomentando a economia, além da reforma dos estabelecimentos já existentes. O processo licitatório das obras foi autorizado em dezembro pelo governador Jackson Barreto.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju   As "autoridades" investigadas pela #DEOTAP escalaram assessor de aluguel para divulgar insinuações contra @ClovisCBMelo nas redes sociais.

www.twitter.com/arielpalacios   Aviso: E,mais uma vez,precisamos explicar que somos jornalistas…não somos psquiatras p/atender (de graça) psicopatas e neuróticos na web..

www.twitter.com/minc_rj   Não tenho tempo de odiar quem me odeia. Meu tempo é para amar quem me ama! Renato Russo: poeta maior e coerente. Contra Intolerância e Ódio

www.twitter.com/alvarodias_   A população brasileira não está disposta a pagar mais impostos. O que as pessoas exigem é um maior profissionalismo na gestão pública.

AMASE – NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO E REPÚDIO

ARACAJU/SE – 30 de Março de 2017

A Associação dos Magistrados de Sergipe – AMASE, instituição que tem por escopo zelar pela defesa das garantias e prerrogativas da Magistratura de Sergipe e de seus Membros, em razão de postagem na página da OAB/SE no Facebook, repercutida na imprensa, acerca de acusação feita pela vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SE, advogada Ercília Garcez, no sentido de que os principais desafios das jovens advogadas seriam os assédios sexual e moral por parte de juízes, promotores e desembargadores, vem por esta afirmar e informar à sociedade o que segue:

Inicialmente a AMASE repudia veementemente a veiculação de acusação grave, infundada e genérica por intermédio de uma página oficial de mídia social da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Sergipe.

A Magistratura do Estado de Sergipe é composta por juízas, juízes, desembargadores e desembargadoras probos, dedicados e conscientes de suas obrigações, comprometidos com a garantia dos direitos fundamentais e não compactua com qualquer tipo de discriminação. E no que concerne à promoção de equidade de gênero, nunca teve uma postura passiva, ao contrário, sempre foi protagonista em ações concretas de respeito e proteção dos direitos da mulher, existindo, inclusive, no Tribunal de Justiça de Sergipe uma Coordenadoria específica para essa função, com atuação destacada na sociedade sergipana.

Por outro lado, para além da função meramente institucional, a atuação dos magistrados sempre foi de profundo respeito pela instituição da advocacia, bem como pelos advogados e advogadas; de modo que não aceita imputações generalizadas como as que foram veiculadas.

Acusar genericamente toda uma classe de profissionais de prática de condutas inapropriadas e criminosas, sem apontar fatos e nomes, só revela indignidade de quem acusa.

Não obstante a OAB/SE tenha substituído em sua página do Facebook a postagem referida, não houve negativa da afirmação anteriormente feita contra os magistrados, de modo que, não se mostra apta a reparar o dano causado.

Acerca das acusações apresentadas sem qualquer fundamento, a AMASE informa a sociedade que não existe nenhum procedimento instaurado, ou mesmo pedido de instauração de procedimento, contra juiz ou desembargador do Estado de Sergipe sob acusação de assédio moral ou sexual.

A AMASE reafirma seu respeito à advocacia, mas ressalta que exige também o mesmo respeito, de modo que tomará as providências legais necessárias à apuração dos fatos e responsabilização de quem de direito.

Aracaju, 30 de março de 2017.

ANTONIO HENRIQUE DE ALMEIDA SANTOS
                     Presidente da AMASE

POLICIAIS MILITARES CEDIDOS AO GEP, FICARÃO À DISPOSIÇÃO DA SEJUC POR TEMPO INDETERMINADO, OU SEJA, A POPULAÇÃO QUE FIQUE DESASSISTIDA. ENGANARAM OS PMs E TAMBÉM A POPULAÇÃO.

Matéria do blog Espaço Militar: "Foi publicado no Boletim Geral Ostensivo (BGO) da PMSE, nesta quinta-feira, dia 30, que os policiais militares que foram cedidos para desempenharem suas funções no GEP (Grupamento de Escolta de Presos) estarão à disposição da SEJUC por tempo indeterminado.

Lamentavelmente enganaram copiosamente os policiais militares, dizendo inclusive, conforme declarações prestadas pelo assessor de comunicação da PMSE, que seria somente por um mês, logo após, que seria prorrogado somente por mais um mês e agora, por tempo indeterminado, faltando com a verdade.

Infelizmente os policiais militares estão sendo usados, em desvio de função, para preencher a função dos agentes prisionais, a quem compete as escoltas de presos, que estão sem concurso público há longos anos, por culpa única e exclusive do Governo do Estado.

Pelo jeito, no momento em que a violência está crescente no Estado, o Governo prioriza mais os presos em detrimento do cidadão de bem, pois prefere que sejam realizadas escoltas dos presos com policiais militares, ao invés destes mesmos policiais militares estarem desempenhando suas funções no policiamento ostensivo em prol da população sergipana que é quem paga os impostos.

E o mais lamentável ainda, é estes policiais militares não serem tratados dignamente para desempenhar suas funções, , sem ticket alimentação, com diárias atrasadas, transporte em viaturas em péssimo estado de conservação, sem colete balístico expondo a vida dos PMs a risco de morte, além de não conseguirem entrar na escala da RETAE, dentre outros problemas."

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“A vida nem sempre é como sonhamos, mas nem sempre sonhamos o que queremos viver.” Allan Kardec, codificador francês da doutrina espírita, morreu em 31 de Março de 1869 (n. 1804).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais