
O Governo de Sergipe abriu oficialmente a Semana da Pátria nesta segunda-feira, 1º, com solenidade na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju. O evento contou com a presença do vice-governador Zezinho Sobral, representantes das Forças Armadas e autoridades civis. O tema das comemorações deste ano é “Educação que transforma: inclusiva, inovadora e sem fronteiras”.
O ponto alto da programação ocorre neste domingo, 7 de setembro, com o Desfile Cívico e Militar em comemoração aos 203 anos da Independência do Brasil, na avenida Barão de Maruim, a partir das 7h. A rede pública municipal de Aracaju participará com cerca de 600 alunos de nove escolas do Ensino Fundamental.
As unidades participantes são: Sabino Ribeiro, José Conrado de Araújo, Sérgio Francisco, Anísio Teixeira, Tancredo Neves, Costa Melo, Olga Benário, Oviêdo Teixeira e Juscelino Kubitschek. Os estudantes estarão acompanhados de aproximadamente 150 servidores das escolas e da Secretaria Municipal da Educação (Semed).
Cada escola abrirá sua apresentação com um estandarte de identificação, seguido pelo pelotão das bandeiras do Brasil, Sergipe, Aracaju e da própria unidade. A estrutura será composta ainda por corpo coreógrafo e banda marcial. A abertura do bloco da rede municipal será feita pelo pelotão da Semed, com bandeiras que destacam os níveis e modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA e Educação Especial.
Para a secretária Edna Amorim, que representou a prefeita Emília Corrêa na cerimônia de abertura da semana, o desfile é uma oportunidade de valorizar a cidadania entre os estudantes. “Vamos celebrar não só um marco da história do país, mas também a importância da união, identidade nacional e do papel da Educação na construção do futuro”, afirmou.
por João Paulo Schneider