|
Melhoria no abastecimento veio com revitalização do dessalinizador (Foto: Ascom/Cohidro) |
Cerca de 600 pessoas do povoado Bomfim, município de Carira, estão recebendo água com mais qualidade e em maior quantidade desde o início deste mês. A melhoria no abastecimento se deve ao trabalho de revitalização do dessanilizador do poço da região. Para conferir isto de perto o presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, juntamente com o diretor de Infraestrutura e Manutenção Mecânica, Hélio Sobral, o técnico Roberto Wagner e o geólogo e gerente de perfuração de poços da companhia, José Albuquerque Cunha, viajaram 137 km e constataram que além do povoado Bomfim, outros povoados da região também estão se beneficiando com o poço.
O trabalho da Cohidro não se resume apenas à perfuração de novos poços, mas também à manutenção e recuperação dos poços já existentes. O geólogo José Albuquerque explicou a importância do dessanilizador para o abastecimento da localidade. "A água da região é irregular para consumo humano devido à salinidade. A instalação de dessanilizadores transforma a água imprópria em potável", explicou Albuquerque, acrescentando que o processo da máquina isenta as águas do sal e contribui com a saúde e qualidade de vida da população.
Durante a visita, o técnico responsável pela instalação e manutenção de poços e equipamentos, Roberto Wagner, informou que o poço do povoado Bomfim estava sem funcionar havia três anos. “O dessalinizador proporciona vazão de até 20 mil litros por dia de água potável, se consideradas 12h de funcionamento", explicou Wagner, acrescentando que o investimento foi de R$ 23 mil reais e a equipe de campo formada por Gerson, Edézio e José Vicente trabalhou incansavelmente para a ativação do poço.
Mas quem ficou feliz com a volta do abastecimento d’água foram os moradores da comunidade, a exemplo de José Filho do Nascimento, que também é responsável pelo funcionamento diário das bombas do poço. “A Cohidro realizou um programa de capacitação e, como sou funcionário do município, me qualifiquei para operar a máquina e trazer água para esse povo", disse o servidor municipal, destacando a importância do poço para a comunidade. “Sem esse poço a comunidade sofria. Passamos um tempo pedindo ajuda dos carros-pipa e agora, com a volta do abastecimento, a gente só tem a agradecer ao governo e à Cohidro", comemora.
Segundo o presidente da Companhia, Mardoqueu Bodano, “esta ação de parcerias entre o estado e a secretária de agricultura através da Cohidro tem o intuito de minimizar os problemas que a região vem enfrentando em função da seca, somando esforços para a criação de melhores condições de infraestrutura para disponibilizar água tratada para a população”.
Além de Carira, a equipe técnica da Cohidro foi a Frei Paulo conferir o poço perfurado no Parque de Exposição do município, que até o memento só fornece água para o consumo animal, assim, atendendo uma reivindicação da prefeitura municipal.
Fonte: Ascom/Cohidro
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B