Desempregados fecham rodovia em Carmópolis

Desempregados: luta por emprego (Fotos: Ascom/SOS Emprego)

Os desempregados do município de Carmópolis  estão realizando uma manifestação na cidade nesta sexta-feira, 3. Eles fecharam todos os acessos à região. A mobilização se traduz como um protesto contra a privatização da Petrobras, em defesa de um plano de geração de emprego que priorize a contratação de mão de obra dos desempregados da região, além da realização de obras que atendam às necessidades básicas da região, como construção de creches, escolas, hospitais, moradia popular e pavimentação.

Os manifestantes, segundo a assessoria de imprensa do Movimento SOS Emprego, condicionam o fim da manifestação à presença de representantes da Petrobras e do poder público para debater a questão. Além do Movimento SOS Emprego, a manifestação conta com apoio do Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos nos Estados de Alagoas e Sergipe (Sindipetro) e da CSP – Conlutas.

Procurada pelo Portal Infonet, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que o prefeito interino Luiz Guimarães enviou ofício à direção da Petrobras e também à Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), solicitando o cumprimento da lei municipal 1165/2016, que estabelece a contratação de pelo menos 70% da mão de obra de cidadãos de Carmópolis nas empresas instaladas no município. A lei, de autoria do próprio prefeito interino que exercia mandato de vereador quando apresentou a proposta, reserva 10% das vagas para mulheres.

Todos os acessos a Carmópolis foram interditados

Há uma expectativa de que ocorra uma reunião ampliada com representantes da Prefeitura de Carmópolis, da Petrobras, dos empresários e dos trabalhadores na próxima semana.

O empresário João Lima, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nossa Senhora das Dores, que abrange o município de Carmópolis, informou que a classe empresarial busca entendimentos através do diálogo e com bom senso de forma a respeitar a lei, sem ferir os interesses dos cidadãos de Carmópolis, respeitando a liberdade do comércio e dando prioridade também à mão de obra qualificada, que muitas vezes está escassa no mercado local.

O CDL, segundo o presidente, confirma presença na reunião convocada pelo prefeito interino na próxima semana. "É uma questão polêmica, que precisa ser debatida ouvindo todos os lados", ressaltou o empresário.

O Portal Infonet também tentou ouvir a Petrobras. A assessoria de imprensa se comprometeu a enviar uma resposta ainda nesta sexta-feira, 3. O Portal permanece à disposição. Informações podem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Por Cássia Santana 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais