A província do gás natural

0

Sergipe está, mais uma vez, no “debut” de um processo de exploração de gás natural, com a descoberta de um campo que possibilitará a exploração de 20 milhões de metros cúbicos por dia de gás de primeiríssima qualidade. No Governo do Estado calcula-se que este campo terá o mesmo impacto do que o campo de petróleo em mar pouco profundo, de quase vinte anos atrás. O Assessor Especial do Governo do Estado para assuntos de Óleo e Gás, Oliveira Junior, não esconde seu contentamento pela descoberta. “Estamos no alvorecer de uma nova fase de desenvolvimento. O gás é um produto estratégico e Sergipe foi contemplado pela natureza com uma jazida da ordem de 20 bilhões de metros cúbicos de gás natural. Para o Sr. Carlos Costa, Secretário Executivo do Ministério da Economia que por esses dias passou por Aracaju, essa descoberta pode ter um impacto enorme na economia de Sergipe. Até 2023 teremos quase cinco milhões de metros cúbicos de gás chegando a Sergipe. Até 2024 teremos outros 5 milhões de metros cúbicos e chegaremos a 10 milhões de metros cúbicos logo em seguida, que é um quinto do novo gás descoberto e explorado nas costas brasileiras”. Ele prevê o barateamento do gás natural, facilitando a vida das empresas que tem esse gás como o insumo principal. Agora é aguardar os próximos passos para a exploração do gás natural. E ver a alegria do governador Belivaldo Chagas contrariar os pessimistas. O sergipano já pode gritar: “o gás também é nosso”. Além do petróleo, evidentemente.

Homenagem a Jornalistas

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa fez realizar, no finalzinho da tarde de segunda-feira, a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Radialista e Jornalista João de Barros Menezes Filho. Foram contemplados 14 dos mais expressivos jornalistas sergipanos: Rosângela Dória, Carla Suzanne, Laura Kummer, Gilvan Fontes, César Monteiro, Jozailton Lima, Fabiana Bartira, Ricardo Marques, Evandro Oliveira, Emerson Ferreira, Cesar de Oliveira, Cristian Goés, Euler Ferreira e Raymundo Luiz. A Conselheira Susana Azevedo representou o Tribunal de Contas. O vereador Juvêncio Oliveira representou a Câmara Municipal de Aracaju e o Sr. Luciano Araújo, representou o Tribunal de Justiça. Foi uma solenidade muito bonita e emocionante: há muito tempo não se via tanta gente bacana num mesmo palco para receber homenagens que fizeram jus.

Encontro de Assembleias

No próximo dia 9 de agosto, uma sexta-feira, vai ser realizada em Aracaju um encontro importante, dos Presidentes de Assembleia Legislativas do Nordeste brasileiro. Vão ser debatidos questões importantes da vida brasileira na atualidade. É o primeiro encontro deste tipo em muito tempo.

A situação dos dois

Envolvidos naquele processo de subvenções da Assembleia Legislativa de dois anos atrás, os ex-deputados Augusto Bezerra e Paulinho das Varzinhas estão novamente ameaçados de voltar a prisão. Bezerra poderá cumprir a pena em prisão domiciliar. Já o laranjeirense Paulinho das Varzinhas não vai prá cadeia por causa de uma doença rara e complicada da qual já escapou da morte nada menos que três vezes. A história se repete agora: a Justiça pensa duas vezes em mandá-lo para a prisão com receio de acontecer o pior. Deverá cumprir a pena em casa, também.

Em visita ao HUSE

O deputado George Passos comunicou ao plenário da Assembleia que o chamado Grupo dos 4 esteve ontem, em visita surpresa, no HUSE para ver como as coisas estão rolando por lá. Além de Passos, foram à visita os deputados Kitty Lima, Dr. Samuel e Rodrigo Valadares. Eles visitaram todas as alas do Hospital e só na Ala Azul encontraram superlotação. Os parlamentares chegaram as 7h30 e ficaram por lá por quase duas horas.

Nova eleição em Riachão

Nova eleição em Riachão do Dantas, para substituir a ex-prefeita Gerana. Será dia 1º de setembro. O eleito cumprirá o restante do mandato da própria Gerana.

Redução no ICMS do Diesel já em vigor

O diesel em Sergipe pode ficar mais barato. É que o governo reduziu a base de calcula do ICMS. Mas a queda não vai se muito grande. De qualquer maneira é uma queda, não é mesmo?

Comentários