A que ponto chega a intolerância política

Um garotinho de apenas sete anos de idade, é a mais nova vítima da intolerância política que domina o País nos dias que correm. No último sábado, 7 de setembro, quando doa desfile militar em Brasília, ele caiu na tentação de aceitar o convite de uma carona do Presidente da República, Jair Bolsonaro, que, ao fazer o convite, pediu autorização aos pais dele. Foi o bastante para o Portal G-1, que faz parte da estrutura de comunicação da Rede Globo, lhe desferisse imperdoáveis críticas: “Moleque imbecil, vai se alfabetizar”. Nem a própria Rede Globo viu com bons olhos o amargo comentário, dirigido a um garoto que certamente não entende nada de política. A Globo desautorizou a crítica, disse que ia tomar melhores informações sobre o fato e puniria o servidor que assim procedeu, sem sua autorização. Enquanto a rede de computadores encheu-se de protestos, a Globo nada mais disse sobre o fato. Um absurdo sem dúvida. O garoto, de tão pouca idade, viu na oferta do Presidente da República, um meio de dar um passeio, “uma voltinha” num carro de luxo para depois se vangloriar com os coleguinhas na escola, já nesta segunda-feira. O sujeito que divulgou a crítica não teve o nome divulgado, o que é uma pena. O importante agora é levantar o passado dele, para evitar que casos mais grosseiros voltem a acontecer. O garotinho de 7 anos, cujo nome não vamos divulgar para preservar sua inocência, certamente deve ter comentado com os pais: “Que carrão bonito”.

Programas ao vivo de Itabaiana

Esta é a semana decisiva para a V Bienal do Livro de Itabaiana, que começa no dia 11 e vai até o dia 15 próximo. A boa novidade fica por conta da Rede Aperipê de Rádio e Televisão, que vai transmitir de lá seus principais programas. No dia da abertura da Bienal do livro, o Jornal da Aperipê será apresentado ao vivo direto do estúdio montado na praça de eventos da Bienal, a partir das 18h30. Na quinta-feira, Dânia Matos apresentará o programa Utilidade Pública, a partir das 20h. Pascoal Maynard também sobe a serra para apresentar o seu programa “Expressão”, na sexta-feira a partir das 19h. Sob o comando de Tanit Bezerra e Grazi Oliveira apresentam, das 17 as 19h, o “Mural News”. No sábado, penúltimo dia do evento, Flávio Lima, mostra também transmitido direto de Itabaiana, das 9 as 11h, o “Sabatina Musical”. No domingo, direto da praça Luiz Gonzaga, Paulo Correa mostra mais um exemplar do programa “Nação Nordestina”, seguido dos belos chorinhos selecionados por Sérgio Tadeu para seu programa “Domingo no Clube”. Algumas outras emissoras de televisão também vão transmitir de Itabaiana seus programas ao vivo, mas a programação não nos foi encaminhada.

Inflação em agosto

A inflação de agosto desacelerou para 0,11%, depois de registrar alta de 0,19% em julho. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, divulgado pelo IBGE na última sexta-feira. O resultado foi influenciado principalmente pela deflação nos grupos Alimentação e bebidas (-0,35%) e Transportes (-0,39%). Essa queda foi puxada pelos alimentos para consumo no domicílio com destaque para o tomate que caiu quase 25% e para a batata inglesa que caiu mais de 9%. Além de alimentos e bebidas, teve queda também nos transportes, mais intensa do que do mês anterior. O que puxou para baixo foram as passagens aéreas que caíram mais de 15%.Já o grupo habitação, que apresentou alta de 1,19%,foi o grupo que pressionou positivamente a inflação, influenciado pelo aumento de 3,835% n energia elétrica. Segundo o IBGE isso ocorreu por conta da bandeira tarifária vermelha patamar 1, em agosto, que acrescentou as contas de luz uma cobrança de R$ 4,a cada 100 quilowatts-hora consumidos. No mês de agosto entre as 16 regiões onde o IBGE capta a inflação, sete tiveram deflação.

Concurso Literário para a Rede Pública

A Secretaria de Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC),através do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, abrirá inscrições para o Concurso Literário da Rede Pública Estadual de Sergipe. O concurso é voltado para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, bem como alunos do Pré-Universitário juntamente com o respectivo professoro orientador. Os interessados devem inscrever seus trabalhos no período de 16 de setembro a 31 de outubro, exclusivamente por meio de formulário eletrônico no Portal da Secretaria de Educação (www.seduc.se.gov.br). O tema este ano será “A Amazônia, sua importância para o Brasil e para o mundo”. A ação tem como objetivo identificar, valorizar e dar visibilidade à produção artística literária dos estudantes, bem como inserir no âmbito escolar a reflexão sobre temas da realidade, despertando valor éticos universais. Após inscrição , haverá ainda mais 3 etapas: seleção pela escola, seleção pela respectiva Diretoria de Educação e, por fim, a etapa estadual, ocasião em que uma comissão constituída selecionará as melhores produções nas categorias: poesia, crônica, literatura de cordel, redação e crônica ou redação em inglês ou espanhol. Serão premiados alunos e professores dos melhores trabalhos de cada categoria.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais