Assembleia entrega comendas

A Assembleia Legislativa realizou ontem sessão especial para a entrega das Comendas Jacinta Clotilde do Amor Divino e Senador Abdias Nascimento.Depois das onze horas da manhã, finda a sessão ordinária, o Plenário do Legislativo ficou tomado por amigos e parentes dos homenageados que acompanharam a sessão até o seu final, depois do meio dia. Com a Comenda Senador Abdias Nascimento foram condecorados Carlos Augusto Santos da Conceição, Cícero dos Santos (in memorian), Djenal Nobre (in memorian), Paulo Victor Purificação Melo e Robson Anselmo dos Santos, todos por indicação do deputado Iran Barbosa. O mesmo parlamentar indicou os seguintes nomes para receber a Comenda Jacinta Clotilde do Amor Divino: Eufrozina Amélia Guimarães (in memoriam, também conhecida por Professora Zizinha), Ligia Maria da Silva Borges, Silvania Correia de Moura, Sônia Oliveira Santos, Edinea Tavares Lopes e Tereza Cistina Santos Martins. A deputada Kitty ima indicou os demais ganhadores da Comenda em tela: Valdilene Oliveira Martins, Clarissa Marques Santos França, Iza Jackline Barros da Silva, Verônica Souza de Paiva, Alexis Magnum Azevedo e João Bosco Santos.

Prefeitura deixa todos irritados

Motoristas de táxi, dos aplicativos Uber e 99 (e todos os demais), de ônibus e caminhões além dos motoristas de carros particulares, e até os motoqueiros, não escondem a irritação com as obras que a Prefeitura de Aracaju está realizando pela cidade, que deixam o trânsito lento-quase-parando, principalmente no bairro São José. A coisa promete ficar pior com as obras que se iniciam-na próxima semana na Avenida Hermes Fontes(que a Prefeitura insiste em chamar de Corredor Hermes Fontes). Nada contra as obras, evidentemente, mas sim contra a desorganização imposta à cidade pela falta de planejamento na cidade. Esta não foi preparada para receber tantas obras. No afã de mostrar serviços, o Prefeito Edvaldo Nogueira rabisca a ordem de serviço, sem se importar com a mobilidade urbana que vai pró beleléu. Bem que a Prefeitura poderia preparar a cidade, talvez até mudando a fluição dos veículos em determinadas ruas, talvez até suspendendo o estacionamento em muitas delas A Avenida Anísio Azevedo, no bairro São José que ganha a reconstrução de duas novas pontes está sem tráfego há quase um mês e deverá ficar assim por mais dois meses. Nesta cidade anda todo mundo tão estressado que as batidas de veículos são frequentes. A sanha de mostrar serviço atingiu em cheio o prefeito Edvaldo Nogueira. Para desespero de todos os aracajuanos que andam xingando até a terceira geração de Sua Excelência, o dr. alcaide.

Projeto vitrine literária

Amanhã, 7, a partir das 17h40, na Colina de Santo Antônio acontecerá a 5ª. edição do Projeto Vitrine Literária, realizada pelos alunos do Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte e idealizada pelo professor mestre em linguística, Fabiano Oliveira. O evento terá como temática central “Favela,Favela! Respeita a literatura que vem dela: Do cortiço à comunidade”, ocasião em que os espectadores poderão conhecer dramas, sucessos, e angústia dos personagens dos autores da literatura naturalista, misturando artes cênicas, cinema, música e jornalismo. Este ano o projeto terá a participação dos pais dos alunos na produção que envolveu mais de 90 alunos do Centro de Excelência Dom Luciano. A participação dos pais é vista como ponto positivo pelo professor, que que recebeu vídeos de apoio para o projeto. Para que o evento fosse concretizado o professor Fabiano contou com o apoio da Secretaria de Educação do Estado e de estagiários do curso de teatro da Universidade Federal de Sergipe. Além dos pais, esta edição coloca em praça pública o show do cantor sergipano Junior Brava, que fará uma apresentação especial com ritmos que desceram do morro, dentre eles os sambas surgidos nos anos 90 e 2000. O evento é gratuito, e aberto a toda população.

Medalha do Mérito Parlamentar

A Medalha do Mérito Parlamentar será entregue, em sessão especial da Assembleia Legislativa, marcada para o dia 16 Próximo, às 17hr, ao Comandante do 28º. Batalhão de Caçadores, Batalhão Campo Grande, Coronel de Infantaria José Fernandes Carneiro dos Santos Filho.

Empreendedores seniores

Um estudo do Sebrae mostra que tem crescido em Sergipe o número de negócios comandados por empreendedores seniores, aqueles que possuem mais de 54 anos de idade. Dezoito por cento dos empreendimentos no Estado são chefiados por pessoas nessa faixa, o que representa um universo de aproximadamente 51 mil pessoas. Esse público é composto em sua maior por homens (67%), negros (70% do total) e possuem baixa escolaridade (61% deles têm apenas o ensino fundamental). Nove em cada dez trabalham por conta própria e 87% não possuem sócio no negócio. De acordo com a pesquisa, o principal motivo que tem levado esse grupo a empreender foi a necessidade de complementar a renda. Para 21% a vontade de começar um negócio está relacionada ao desejo de se manterem ocupados após a aposentadoria. Outros 21% afirmaram que a motivação para abrir uma empresa é a necessidade de contribuir com o sustento da família. Um dado que chama a atenção é que 8 entre 10 entre os empreendedores seniores predomina a informalidade. 91% deles não possuem CNPJ. Oito entre dez empreendedores possuem rendimento de um salário mínimo atuando primordialmente em estabelecimentos fixos (lojas, escritório ou galpão). Os números mostram que há uma tendência de crescimento desse tipo de empreendedores. As pessoas estão cada vez mais em plenas condições de continuar produzindo, entregando experiência e resultados. A expectativa de vida é cada vez maior. Muitas vezes o mercado de trabalho não oferece mais oportunidade para esse público, então é preciso criar uma alternativa para continuar sobrevivendo.

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais