Está chegando mais um imposto

O Brasil está prestes a ganhar um novo imposto. Trata-se do Imposto Sobre Movimentação Financeira, o IMF, como o próprio Ministro da Economia apelidou a velha, antiga e nada saudosa CPMF. Nem para criar ideias novas e originais, serve a equipe econômica do governo, que tem que recorrer a velhas, carcomidas e pouco lembradas formulas de tirar dinheiro do do bolso do povão para manter viva a sanha governamental por mais dinheiro para suas aventuras pouco ortodoxas. É um imposto que não dá o menor trabalho, pois não requer fiscalização nem tampouco um auê na porta do comércio. Você comprou um alfinete na loja da esquina, ou um caminhão último modelo na mais rica e movimentada loja de carros, você paga um ou dois por cento (o valor do imposto ainda vai ser anunciado) do IMF. Mesmo que você não queira até para comprar o pãozinho de fim de tarde, o IMF vai estar presente. Trabalhar para arrecadar, não precisa: o próprio comerciante é obrigado a recolher o IMF, diária, semanal ou mensalmente.Num passado não tão distante assim, a CPMF arrecadou milhões de reais para o governo federal, até que a opinião publicou torrou a paciência e exigiu do governo o fim da CPMF. Que vai voltar agora sob outra denominação, com a missão de arrecadar 150 bilhões de reais por ano. O novo imposto não tem nada a ver com a espiral inflacionária, é simplesmente preguiça e má vontade da equipe econômica em ir para a rua trabalhar na fiscalização de uma sociedade já acostumada de surripiar impostos.

Em suma: a sociedade que se lixe. Que o IMF venha para atanazar a vida pouco agradável do povo brasileiro.

Direito dos Animais

O Secretário-chefe da Controladoria-Geral do Município, Sr. Elisiário Sobral, participou do V Congresso Brasileiro de Bioética e Direito dos Animais e II Congresso Latino-Americano de Bioética e Direito dos Animais, realizado no último dia 6, pelo Instituto Abolicionista Animal (IAA), na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Elisiário presidiu a mesa “Políticas de Proteção Aos Animais”, que teve como palestrante a deputada estadual Kitty Lima. O objetivo do Congresso foi o de discutir a respeito da teoria animalista, buscando não apenas conhecer o “estado da arte” das pesquisas em curso no campo do Direito Animal, como também fomentar pesquisas interdisciplinares a respeito de temas que venham ganhando relevância no período recente.

Servidores Públicos Federais

Servidores públicos federais se movimentam contra a chegada de uma reforma administrativa dura, como a prometida pelo governo Bolsonaro. Eles articulam principalmente contra o fim da estabilidade e a redução salarial, pontos em estudo pela equipe econômica, para tentar desengessar o Orçamento, e intensificaram o lobby no Congresso. Uma Frente Parlamentar Mista foi criada esta semana e já tem a adesão de 235 deputados e seis senadores de 23 partidos. Coordenador da Frene, o deputado Israel Batista, do PV do Distrito Federal, diz que o grupo quer garantir que a reforma seja “técnica” e não “ideológica”. Eles admitem discutir tópicos como a reformulação de carreiras, com salários de entrada mais baixos e promoções mais espaçadas. O Projeto de Lei Orçamentária de 2020 não prevê reajuste salarial para os servidores no próximo ano – com exceção dos militares que já têm projeto de lei em tramitação para reestruturação das carreiras. Mas, após anos consecutivos de reposição salarial, sindicatos do funcionalismo federal não veem espaço para pleitear novos reajustes. O Governo Federal por seu turno estuda a redução no número de carreiras na área federal. Estuda-se também a redução do salário inicial mais baixo em várias carreiras. Por fim, estuda a possibilidade de demissão por desempenho, o que contraria os servidores.

Começa a Bienal do Livro

De hoje até domingo, a cidade de Itabaiana estará em festa com a realização da 5ª Bienal do Livro. A festa abre hoje as 19h, com apresentação musical com a cantora Amorosa e o Batalá Sergipe. A abertura oficial porém vai se dar as 20h seguida da entrega do Troféu Falcão de Ouro, quando vão ser premiados mais de uma dezena de artistas sergipanos. De hoje a sábado, a partir das 10h da manhã até as 20h, diversos escritores estarão lançando e autografando livros, que poderão ser adquiridos naquele instante .Na Tenda Cultural a partir de hoje haverá apresentação de muitas grupos de MPB e Rock. Ao meio-dia de hoje, por exemplo, o grupo Hypnos faz o lançamento do show de hipnose cômica. Ainda hoje, haverá apresentação na Tenda Cultural de teatro (trechos de “O Mágico de Oz”), show musical (com Pedro Lucas) e uma homenagem a Zeca Mesquita, prestada por Julian Silva. A filarmônica Renascer de Aquidabã está programando um show musical a partir das 19h. O grupo Prosarte e de Contadores de histórias apresentará Contação de Histórias. O grupo Tambores Curumins apresenta no sábado a partir das 10h da manhã, um show musical com ritmos Afro-Brasileiros. E a tarde, a partir das 15h o grupo Formiguinha apresenta o show musical O Amor Não Pode Esperar. O grande público pode se interessar também pela dança do Ritual do Fogo, a ser apresentada pela Cia. Contemporanea.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais