Festival Sabores do Nordeste

Em uma ação conjunta entre o Sistema Fecomércio/SESC/Senac de Sergipe e Pernambuco, Aracaju receberá a segunda etapa do Festival Gastronômico “Sabores do Nordeste”, que acontecerá nas unidades-escola de gastronomia do Senac em Aracaju. O evento promoverá uma viagem gastronômica pelas regionais sergipana e pernambucana nos dias 24 (terça-feira) a 26 (quinta-feira) de setembro. A primeira etapa do festival aconteceu em agosto em Recife com a participação dos chefs de cozinha do Senac, que apresentaram pratos típicos dos Estados. Agora, a segunda fase traz para Aracaju uma experiência sensorial para o paladar dos participantes que visitarem o Senac Bistrô Cacique Chá. De acordo com a diretora regional do Senac Sergipe, Priscila Felizola, o festival promoverá o intercâmbio culinário entre os Estados, promovendo a integração e ampliação do conhecimento gastronômico nordestino. O festival Sabores do Nordeste trará uma imersão na experiência culinária pernambucana aqui em Sergipe e apresentará pratos locais que são considerados os mais representativos de nossa cultura regional para convidados. Além disso vai ampliar o conhecimento da culinário do Nordeste, para os alunos e professores, elevando a formação profissional de todos. É ainda uma forma de divulgar a cultura e fortalecer o desenvolvimento dos estados e de todos os envolvidos, destacou. Em Pernambuco, os representantes sergipanos apresentaram um menu composto por feijoada sergipana, fritada de aratu, maniçoba e pudim de coco verde, escondidinho de carne do sol e gratinado de macaxeira com carne do sol e queijo coalho.

Os 98 anos de Paulo Freire

Se ainda estivesse vivo, o Professor Paulo Freire teria completado ontem 98 anos de existência. Mas, ele morreu no d ia 2 de maio de 1997, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A data do seu nascimento foi lembrada ontem pelo deputado Iran Barbosa no Plenário da Assembleia Legislativa, distribuindo inclusive um opúsculo biográfico daquele que foi em vida um mestre na Educação brasileira. “Paulo Freire é sinônimo de Educação em todas as partes do planeta”, diz o trabalho distribuído pelo mandato do deputado Iran Barbosa. E acrescenta: “Paulo Freire é o pensador brasileiro mais citado em trabalhos acadêmicos em todo o mundo, segundo pesquisa da London School of Economics”. Seu livro,”Pedagogia do Oprimido”,que em 1968 revolucionou o conceito de educação popular, figura entre os três mais citados nas universidades de língua inglesa. Seu acervo recebeu reconhecimento pela UNESCO, como Patrimônio da Humanidade”.

Fachadas: Lei volta à Câmara

O Prefeito Edvaldo Nogueira participou, na quinta-feira, da reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae, para apresentar a proposta final da nova Lei da Publicidade de Aracaju. O projeto é resultado de um longo processo de discussão entre a Prefeitura de Aracaju através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e os setores empresariais para a construção de um consenso. A nova Lei ampliará as possibilidades de uso de uso das fachadas e dará maior prazo para que os comerciantes possam se adequar, colocando Aracaju na dianteira das capitais que concedem isenções para publicidade. “Foi uma reunião muito produtiva.Apresentamos aos membros do Conselho Deliberativo do Sebrae a proposta da nova Lei de Publicidade. Foi um projeto construído com os comerciantes do centro da cidade e empresários de maneira geral, e chegamos a um consenso o que foi muito positivo. A Lei que foi aprovada na Câmara tinha sido também debatida com o setor empresarial mas quando entrou em vigor gerou insatisfação, então reabrimos a discussão e chegamos a uma versão que é positiva para todos . Entendo que é assim que o governo tem que funcionar, dialogando e encontrando uma proposta que seja boa para todos”, afirmou o Prefeito. Presente à reunião no Sebrae, o Presidente da Emsurb, Sr.Luiz Roberto Dantas, informou que uma cartilha está sendo elaborada para orientação e esclarecimentos dos empresários sobre as mudanças na legislação. O Sebrae prestará um serviço de adequação das fachadas aos micro e pequenos empresários, com custo mais baixo do que o de mercado. O Prefeito anunciou que até esta sexta-feira o texto final da nova lei será concluído e na próxima semana será encaminhado à Câmara para uma tramitação rápida, até porque os vereadores também participaram das negociações.

Aprovada Moção de Apelo

A Assembleia Legislativa aprovou na manhã de ontem, uma moção de apelo, da autoria da deputada Maria Mendonça, dirigida ao Presidente da República, Jair Bolsonaro e ao presidente da Petrobras, Sr. Roberto Castello Branco. Pede que sejam envidados esforços para a adoção das medidas necessárias a não desocupação da sede do prédio da Petrobras em Aracaju, bem como a sua não desativação e posteriormente saída do Estado

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais