Do palco ao tempo… e lá se foram 70 anos!

 

Patricia Brunet

 Doutoranda em Educação (PPGED/UFS)

Fotografia da Professora Maria Thetis Nunes proferindo seu discurso, na inauguração do auditório do Colégio Atheneu Sergipense. Gazeta de Sergipe, 14 de outubro de 1984.

 

Lembro-me da primeira vez que pisei no carpete do Teatro Atheneu, ainda aluna do Colégio Atheneu Sergipense, extasiada com o deslumbre de estudar numa escola com um teatro onde atores e atrizes ensaiavam; parecia um sonho! Dezenove anos se passaram desde então e o sonho se tornou real… Hoje, Atriz, Professora e Doutoranda, me debruço sobre a memória desse teatro que reflete a produção artística da nossa menina Aracaju, e é quase impossível não se emocionar. O teatro Atheneu foi fruto de um sonho, que segue despertando encantos há 70 anos.

Fruto de um sonho do então governador Arnaldo Garcez, de Maria Thetis Nunes e de muitos artistas, o teatro Atheneu completará 70 anos neste 28 de março de 2024. Convido-vos a adentrar o mundo do teatro e, como num passe de mágica, nos transportaremos para o ano de 1954, ano em que o teatro, ainda auditório do Colégio Atheneu Sergipense, foi inaugurado.

Estão prontas e prontos? Vamos lá!

As portas se abriram, não, ainda não tínhamos o painel pintado por Jenner Augusto para nos recepcionar, mas tínhamos muito calor humano para celebrar aquele grande momento. As poltronas não eram acolchoadas como hoje, na época eram de madeira, mas cumpriam o dever de acomodar a plateia que aguardava ansiosamente pelo referido discurso. A professora Thetis Nunes, então Diretora do Colégio, fez as honras da casa e falou sobretudo sobre ESPERANÇA!

“Este auditório é o triunfo da Esperança. A esperança de sua construção é longínqua, muitos o sonharam […]é nossa esperança que, no futuro, aqui poderemos através de grandes intérpretes ouvir ecoar as vozes de personagens imortais criados por Moliére, Ibsen, Shaw ou Shakespeare! […]o Auditório terá profunda influência. Permitirá o despertar de vocações, o desabrochar de talentos nos festivais a serem organizados”.

Esse é um trecho das palavras proferidas pela Professora Maria Thetis Nunes, disponível no Diário Oficial, em 19 de abril de 1955. Suas palavras pareciam profecia. O Teatro Atheneu se tornou por décadas a principal casa de espetáculos de Sergipe, recebendo artistas consagrados, promovendo encontros, festivais, e, principalmente, criando memórias! Qual o aracajuano que não tem uma memória afetiva com esta casa dos sonhos? A minha começou em 2005 e de lá pra cá, o repertório é vasto! Que as próximas gerações possam cultivar memórias sobre esta casa, que os nossos governantes olhem com mais carinho para este patrimônio, e que possamos celebrar suas próximas décadas com mais ESPERANÇA!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais