Novo Secretário da Fazenda

O funcionário da Caixa Econômica Federal, Marco Antônio Queiroz, é o novo Secretário de Estado da Fazenda. Ele tomou posse ontem a tarde, em solenidade realizada no auditório da Secretaria. Na oportunidade, o Governador enumerou as atividades do novo Secretaria, É uma enormidade de coisas a fazer. Entre elas, por exemplo, proceder o pagamento dos servidores públicos dentro do mês e acabar essa história de dividir o pagamento em duas vezes, como ocorre hoje. O próprio governador classifica essa tarefa, a mais difícil e que deve durar algum tempo. Em tempo: Belivaldo quer recomeçar o governo através o novo Secretário da Fazenda.

Mudanças no Código de Trânsito

Precisar mesmo não precisava, mas vá tirar isso da cabeça do Governo Bolsonaro. O Presidente Jair Bolsonaro já levou à Câmara dos Deputados a minuta do decreto que muda o Código Nacional de Trânsito. Por exemplo, motoristas vão poder ganhar mais pontos na Carteira Profissional – 40 em vez de 20 – antes de perde-la. O novo Código também abole aquela cadeirinha que transportava os bebes nos carros. Não vai ter mais. Para Bolsonaro, quanto menos leis o País está indo no caminho certo. É um modo claro de chamar o cidadão à responsabilidade. Outro ponto polêmico é o fim do credenciamento, pelos Detrans, de clínicas que davam atestados para renovação das Carteiras. ”Qualquer médico poderá conceder esse laudo, sem que haja credenciamentos para tanto”, o novo Código de Trânsito trata de muita coisa.

Vendas de Combustíveis

As vendas totais de combustíveis, no mês de abril deste ano, totalizaram 64,8 milhões de litros, assinalando aumento de 4,5% em relação ao mesmo mês de 2018. Já no comparativo com o mês imediatamente anterior, março último, as vendas cresceram 3,4%. Sobre os combustíveis comercializados, no mês analisado, observou-se que foram vendidos 31,8 milhões de litros de gasolina. Em termos relativos esse destilado do petróleo registrou aumento de 0,6% nas vendas em relação a abril de 2018. Já em relação ao mês de março deste ano, também houve expansão, porém maior, de 1,5%. No tocante ao óleo diesel foram comercializados pouco mais de 27 milhões de de litros no último mês de abril. Em termos comparativos, verificou-se acréscimo de 3,7% em relação ao mesmo mês de 2018. Quando comparado com o mês anterior, março deste ano, as vendas também apresentaram alta, de 8,3%. Para o etanol hidratado, verificou-se elevação nas vendas de 129,6%, quando confrontado com o volume registrado no mês de 2018. Em volume, as vendas chegaram a aproximadamente 4,2 milhões de litros. No entanto, em relação ao mês anterior, notou-se queda de 8,7%. O querosene de aviação, combustível utilizado pelas aeronaves, totalizou 1,7 milhão de litros em vendas, apresentando recuo de 29,4% em relação a abril de 2018. No confronto com o mês imediatamente anterior (março, 2019), notou-se recuo de 1%.

Produção de Petróleo no Estado

A produção de petróleo no Estado, em abril deste ano, foi de 451,7 mil barris equivalentes de petróleo, situando-se 1,7% abaixo da produção do mês anterior, março deste ano. Já no confronto com abril do ano passado, notou-se retração de 17,6 na produção. Do total produzido em abril ultimo, 79,5% ou 359,2 mil barris, foram extraídos em terra. Para esse tipo de produção, em termos relativos, observou-se queda de 1,3% na comparação com março deste ano. Em relação ao volume produzido em abril de 2018, notou-se recuo de 14,8%. Por outro

lado, a produção no mar, respondeu por 20,5% da produção total, atingindo 92,4 mil barris. Em termos comparativos verificou-se queda de 3,2% em relação ao último mês de março e retração de 27% em relação a abril do ano passado. A produção de gás no mês analisado ficou acima dos 355,6 mil barris equivalentes de petróleo. Em termos relativos houve decréscimo de 2,5% na comparação com o mês anterior (março, 2019). Já em relação ao mês de abril do ano que findou, notou-se expansão de 15,5%. A produção em mar permaneceu sendo a principal fonte de produção, totalizando mais de 334,3 mil barris, abarcando 94% do total produzido no Estado, ao passo que a produção terrestre foi de 21,3 mil barris, representando 6% da produção.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais